

São Paulo, 16 de junho de 2025 - A Atech, empresa de tecnologia do Grupo Embraer, anuncia uma parceria estratégica com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), uma Unidade Embrapii, para o desenvolvimento de um projeto inovador que utilizará Inteligência Artificial (IA) para prever com alta precisão a trajetória 4D (latitude, longitude, altitude e tempo) de aeronaves.
A iniciativa visa criar algoritmos avançados e pipelines de dados para aprimorar o desempenho das previsões de fluxo aéreo. O principal objetivo é superar os modelos atuais de previsão, que se baseiam em cálculos cinemáticos, para capturar as complexidades e exceções da operação real. Com a IA, será possível detectar padrões em grandes volumes de dados históricos, considerando variáveis como horário do voo, região geográfica e companhia aérea, para gerar predições de trajetória ainda mais acuradas.
“Esta parceria representa um passo fundamental em nossa estratégia de liderar a aplicação de Inteligência Artificial na gestão de tráfego aéreo. A inovação aberta, em colaboração com um centro de excelência como o ICMC/USP, nos permite ampliar a precisão do produto ATFM e reforça nosso compromisso com a vanguarda tecnológica. O resultado será um ecossistema de tráfego aéreo mais seguro, eficiente e previsível para todos”, afirma Rodrigo Persico, CEO da Atech.
A tecnologia será integrada à solução de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) da Atech, e permitirá que o sistema ofereça aos operadores análises mais robustas e uma tomada de decisão com maior previsibilidade, especialmente em cenários de alta complexidade.
Com duração de 10 meses, o projeto prevê benefícios concretos para o setor, como a redução de atrasos nos voos e um melhor aproveitamento da capacidade do espaço aéreo. A iniciativa também vai proporcionar aumento da segurança e da confiabilidade operacional, além de gerar potenciais ganhos ambientais decorrentes da otimização de rotas e da diminuição do tempo de espera da