Makron AFIS – COSMOS: Integrando serviços de informações de voo em aeródromos remotos

A otimização de recursos é uma meta constante dos órgãos de controle de tráfego aéreo, em que a força de trabalho é um dos ativos mais importantes para garantir a segurança e a eficiência dos deslocamentos. Diante deste cenário, a administração de pequenos aeródromos acaba sendo um desafio, pois exige a presença de operadores de prontidão, mesmo quando não há demanda.

Para otimizar o uso de pessoal operacional especializado nessas localidades, os provedores de serviços precisam contar com tecnologias que permitam que as informações desses locais sejam integradas para oferecer melhor consciência situacional do movimento aéreo, possibilitando a prestação de serviços de forma remota e simultânea para vários aeródromos. Para isso, a Atech criou Makron – AFIS COSMOS.

O COSMOS oferece recursos para que operadores de aeródromos tenham melhor consciência situacional do movimento aéreo e prestem serviços de informações de voo para a comunidade de forma segura e otimizada. Uma das principais vantagens da solução é sua capacidade de prestar serviços de forma remota – ou seja, o prestador de serviços não precisa estar no aeródromo, caracterizando o R-AFIS (Remote – Aerodrome Flight Information).

A solução da Atech centraliza informações meteorológicas, planos de voo e vigilância do espaço aéreo, agregando uma série de benefícios operacionais na prestação de informações de voo e logística, especialmente em localidades de menor porte, já que permite que informações de situação aérea sejam fornecidas simultaneamente para diversos aeródromos. Por contar com interface georreferenciada, o operador tem acesso fácil aos mapas, com procedimentos de pousos e decolagens e dados no entorno de cada aeródromo.

Otimize o uso de seus recursos mais valiosos

Com o sistema COSMOS, a Atech permite conectar-se a uma rede de comunicações aeronáuticas para receber dados de voo, informações meteorológicas, além de informações de radares e outros sensores de vigilância para simular trajetórias, aumentando a consciência situacional e a capacidade operacional de cada aeródromo.

Principais funcionalidades:

  • Integra informações dos radares de controle de tráfego
  • Possibilita simulações de tráfego com base no plano de voo e nos procedimentos de pouso e decolagem previstos
  • Faz correlações automáticas entre planos de voo e aeronaves detectadas
  • Filtra múltiplas camadas para otimização de visualização de informações
  • Oferece serviços de informações de voo para múltiplos aeródromos, de forma simultânea e remota

Faça download dos materiais disponíveis

Miniatura_Cosmos