Makron SWIM – AQUILA: Otimize o planejamento de voo compartilhando informações globalmente

Uma série de aspectos, como condições climáticas, podem mudar o que havia sido estimado para um plano de voo. Por isso, a tomada de decisões táticas que visem minimizar ao máximo impactos nos planejamentos depende do acesso a informações detalhadas, precisas e confiáveis no momento certo, e só uma ferramenta capaz de permitir a troca de informações além das fronteiras pode apoiar este processo.

Por isso, atendendo a uma demanda da FAB (Força Aérea Brasileira) e em conformidade aos padrões internacionais da Eurocontrol, a Atech criou o Makron SWIM – AQUILA, uma Plataforma de Compartilhamento de Informações Correntes do Espaço Aéreo (PCICEA).

Atendendo também às definições e protocolos da ICAO (International Civil Aviation Organization) em relação à interoperabilidade de sistemas de controle de tráfego aéreo no mundo, o AQUILA se destaca por permitir a troca em tempo real de dados de planos de voo, informações aeronáuticas e de meteorologia entre países, de acordo com os mais modernos padrões internacionais.

Atualmente, são registrados quase 25 mil voos entre Brasil e Europa, segundo dados do Anuário do Transporte Aéreo da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Em implantação no Brasil, a ferramenta AQUILA facilita a tomada de decisões pelos órgãos de gerenciamento de tráfego aéreo, minimizando qualquer impacto negativo no desempenho e no planejamento dos voos ao fornecer, com antecedência, os dados de navegação de todos os deslocamentos entre nosso país e o continente europeu.

Gerenciamento centralizado e compartilhamento de dados gate-to-gate

Muitas vezes, o tempo para tomada de decisão referente à navegação e pouso de uma aeronave que tenha chegado fora do horário estimado em seu plano de voo torna-se reduzido. Os recursos do SWIM garantem o gerenciamento centralizado e em tempo real, dando aos órgãos de controle os dados necessários para decidir taticamente quais ações tomar, proporcionando mais segurança aos voos e reduzindo os impactos para o usuário.

  • Compartilha dados com outros países em tempo real no modelo SWIM
  • Planeja ações com base em informações dos voos antes de adentrarem o espaço aéreo daquela região de controle
  • Evita impactos na malha aérea a cada nova aeronave vinda de outro país
  • Faz melhor uso da capacidade da infraestrutura do espaço aéreo de acordo com a demanda

Faça download dos materiais disponíveis

Miniatura_Aquila