Makron ATC – SAGITARIO: Máxima conectividade e visualização no controle de tráfego aéreo

O controle do tráfego aéreo demanda mais do que informações sobre o fluxo e a rota de aeronaves. Para garantir a segurança e a eficiência dos voos, da decolagem ao pouso, é preciso contar com informações precisas de múltiplas fontes para obter uma consciência abrangente da situação e um conjunto eficaz de alternativas para suporte à decisão.

Desenvolvido pela Atech, o Makron ATC – SAGITARIO é parte da família de produtos Makron, um conjunto completo de soluções para gerenciamento de tráfego aéreo que integra décadas de experiência nesse mercado.

Desenvolvido em parceria com o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), órgão da FAB (Força Aérea Brasileira), com a participação dos próprios controladores, SAGITARIO promove avanços tecnológicos na comunicação, navegação e vigilância.

A Atech conhece com profundidade os desafios do gerenciamento de tráfego aéreo e há anos vem sendo responsável, junto ao DECEA, pelo desenvolvimento e modernização do controle de tráfego aéreo e defesa do Brasil.

Desenvolvido e testado de acordo com o nível de padronização estabelecido pela ICAO (International Civil Aviation Organization), SAGITARIO oferece um conjunto integrado de ferramentas operacionais de visualização e apoio à decisão, que proporcionam uma consciência abrangente e precisa para controladores de voo.

Além de ter sido implantado em dezenas de Centros de Controle no Brasil e no exterior, SAGITARIO foi essencial para melhorar o controle do espaço aéreo e a segurança das operações no país durante grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Tudo sob controle com o máximo de simplicidade

Makron ATC – SAGITARIO integra informações e dados de sensores para proporcionar uma ampla consciência situacional aos controladores, mantendo a simplicidade necessária para que o foco do controlador esteja sempre suportado pelas melhores ferramentas de tomada de decisão, em conformidade com as melhores práticas de fatores humanos e normas mundiais de operação

  • Integra informações e dados de diferentes tipos de sensores, incluindo radares de múltiplos fornecedores, ADS-B e Multilateração.
  • Gera alternativas eficazes de suporte à decisão e alertas com base nas funcionalidades Safety Net recomendadas pela EUROCONTROL, incluindo STCA, MSAW, CLAM, RAM, APW e APM.
  • Adota protocolos padronizados internacionalmente, tais como AIDC, OLDI, para integração e coordenação eletrônica gate-to-gate com outras unidades ATS (TWR, APP, ACC, ATFM), inclusive com os centros de operações militares.

Faça download dos materiais disponíveis

Miniatura_Sagitario