Makron PLATAO: Recursos valiosos para treinamentos em modo local ou remoto

Simular cenários complexos e realistas é um dos grandes desafios enfrentados durante os treinamentos de controladores de tráfego aéreo. Com soluções tradicionais, é comum ficar restrito a um conjunto limitado de situações simplistas, sem um nível adequado de realismo ou complexidade, e a falta de informações precisas do desempenho de cada controlador durante os exercícios também dificulta a identificação de problemas que podem afetar a segurança ou a eficiência das operações.

Pensando nisso, a Atech desenvolveu o Makron ATC Simulation – PLATAO, um simulador voltado ao treinamento, capacitação e reciclagem de conhecimentos e habilidades de controladores de tráfego aéreo capaz de criar exercícios com cenários complexos, envolvendo inclusive mais de um centro de controle simultaneamente.

Atualmente em implantação no ICEA (Instituto de Controle de Espaço Aéreo da FAB), uma das maiores inovações do PLATAO é a possibilidade de operar em modo local ou remoto, dando maior flexibilidade para o treinamento dos controladores de tráfego aéreo e simplificando a aplicação de exercícios pelos órgãos responsáveis pela gestão do tráfego aéreo.

Entre os exercícios que os controladores podem realizar em modo local ou remoto estão os que envolvem cenários com comunicação por enlace de dados entre controlador e piloto e o rastreamento de aeronaves com novas tecnologias.

Para atender às necessidades dos órgãos de controle, o PLATAO fornece recursos valiosos para avaliar comportamentos humanos falhos, além de permitir a execução de estudos ou análises de validação do espaço aéreo.

A plataforma mais completa para treinamento de controladores

O Simulador PLATAO foi desenvolvido com uma arquitetura pioneira de serviços de distribuição de dados, que convergem para a superar requisitos de desempenho, segurança, portabilidade e escalabilidade.

Os cenários criados no simulador PLATAO permitem a emulação de diversos tipos de sensores encontrados nos ambientes operacionais (radars, ADS-B, WAM, ADS-C), incluindo ainda capacidade de simulação de erros nesses sensores, para introduzir realismo ou situações de degradação ou inesperadas nesses cenários.

  • Treinamento e avaliação dos estudantes para atividades de coordenação, vetorização, separação, operações e procedimentos de aproximação e partida, entre outros recursos
  • Capacidade de simulação de mensagens AFTN (mensagens ATS, meteorologia, etc.) e simulação do cockpit para treinamento em procedimentos CPDLC e DLC
  • Estrutura simulações centralizadas em uma única localidade em modo local
  • Conecta-se por meio da infraestrutura de rede para executar exercícios programados em modo remoto
  • Gravação de todas as ações dos alunos (áudio e vídeo) e facilidades de reprodução para execução de debriefings, estatísticas e avaliação de desempenho dos treinamentos

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