Navegue

Inovação e Tecnologia

Desde o começo da sua história, a Atech desenvolveu soluções inovadoras para desafios cada vez mais complexos para países, empresas e instituições em todo o mundo

A Atech carrega em seu DNA a marca do desenvolvimento tecnológico, da inovação e da criatividade. Sua história começa em 1981, quando um grupo de profissionais trabalhou junto à Força Aérea Brasileira para realizar a nacionalização da tecnologia de gerenciamento, defesa e controle do tráfego aéreo brasileiro, em substituição ao modelo francês, usado na época. Isso garantiu domínio tecnológico e soberania nacional em uma área estratégica para o Brasil.

Em março de 1997, esse grupo passa a operar formalmente como uma fundação de direito privado. Além de atuar no desenvolvimento dos sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo, tinha como objetivo desenvolver um sistema para auxiliar na vigilância e proteção da soberania nacional, tanto no espaço aéreo, quanto no território da Amazônia brasileira. 

Esses projetos foram estruturados em dois programas: SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia) e SIPAM (Sistema de Vigilância e Proteção da Amazônia (SIPAM). 

Ambos os programas eram de responsabilidade da Força Aérea Brasileira, que recebeu o apoio da Atech para conseguir cumprir o enorme desafio tecnológico.

Durante este período, a Atech trabalhou em vários projetos de tecnologia ligados à esfera pública, em segmentos de transporte, saúde, entre outros.

INOVAÇÃO

Em 2009, nasce
a Atech S/A

A partir do ano de 2009, a Atech passa a operar como uma empresa privada, de sociedade anônima.

Nesse mesmo ano, a empresa foi selecionada pela Marinha do Brasil para ser responsável pelo desenvolvimento dos sistemas e instrumentação que compõem o controle e a proteção do LABGENE (Laboratório de Geração de Energia Núcleo Elétrica),  parte do Programa Nuclear da Marinha e do Programa Nuclear Brasileiro.

Esse projeto alavancou ainda mais a inovação na Atech — que se tornou uma das poucas empresas do mundo a dominar determinadas tecnologias da área nuclear.

A partir de 2013, uma empresa do Grupo Embraer

No ano de 2013, o Grupo Embraer concluiu a compra da Atech, operação que havia sido iniciada no ano de 2011. Com a união das duas empresas, a Atech passa a trabalhar no desenvolvimento de soluções de negócio para a fabricante, atuando em projetos para a Embraer.

Ao mesmo tempo, a empresa deu continuidade ao seu trabalho já realizado junto ao governo, dando continuidade aos projetos desenvolvidos em Defesa, Gerenciamento de Tráfego Aéreo e Segurança Pública.

 Nesse ínterim, a Atech convergiu sua experiência de décadas nas áreas de atuação, desenvolvendo duas plataformas de produtos, modulares e completas: Makron, para gerenciamento de tráfego aéreo, e o Arkhe, focando as áreas de Defesa e Segurança

Em 2014, a excelência da Atech no desenvolvimento de sistemas para gerenciamento de tráfego aéreo ultrapassou fronteiras:  a Índia contratou a empresa para fornecer as soluções do SkyFlow ATFM System, um sistema de gestão de fluxo de tráfego aéreo, trazendo a um país de dimensões continentais mais eficiência, segurança e otimização nos voos. 

Em 2015, a Atech deu início a uma nova unidade de negócios, a área Corporativa, com o objetivo de levar a inovação, as soluções e o conhecimento acumulados nas áreas de Defesa, Segurança e Controle de Tráfego Aéreo para o mercado corporativo. Esta nova unidade de negócios  passou a oferecer soluções nas áreas de Gestão de Ativos, Logística, Conexões Inteligentes (com foco no mercado de energia) e consultoria em projetos de melhoria contínua.

Hoje, a Política da Qualidade Atech, que norteia todos os processos institucionais, reforça sua atuação: Buscar a excelência empresarial, com foco na satisfação dos clientes e na sustentabilidade do negócio.

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia