Navegue
Veja como as Redes Mesh reduzem os custos de deslocamento
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin

Veja como as Redes Mesh reduzem os custos de deslocamento

Distribuidoras de energia são cada vez mais pressionadas a entregar um serviço de qualidade, com altas taxas de disponibilidade, e com custos mais baixos. E perdas técnicas (relativas a problemas no transporte de energia pela rede) e não técnicas (consumo de energia não medido ou não faturado, por erro de medição, furto ou fraude) são parte importante da composição do preço do serviço oferecido pelas distribuidoras de energia elétrica, tanto por conta do prejuízo com equipamentos danificados quanto pelo custo de deslocamento até o local onde foi detectado o problema para que o conserto seja efetuado. A solução? Implantação de Redes Mesh.

Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), entre maio de 2017 a abril de 2018, a perda total (técnica, e não técnica) de energia em todo o Brasil chegou a quase 70 milhões de MWh.

Em um país com dimensões continentais, com muitas áreas agrícolas, remotas e de difícil acesso, ou mesmo dentro das cidades, manter o bom funcionamento das redes elétricas é um grande desafio, e os custos de deslocamento, seja para reparos ou para medições, fazem com que seja fundamental a implantação de tecnologias que promovam a conectividade e que sejam simples, flexíveis e resilientes, como as Redes Mesh, e contem com recursos como:

  • Gerenciamento e configuração remota
  • Diagnóstico de falhas em tempo real
  • Apresentação de alarmes e eventos para uma rápida identificação de falhas na rede
  • Monitoramento da saúde de toda estrutura de rede
  • Autorrecuperação da rede em caso de perda de algum equipamento

Tecnologia ajuda a reduzir os custos de deslocamento

As Redes Mesh contribuem para melhorar a medição remota de consumo de energia. Ricardo Hayashi, responsável por Produtos para Conexões Inteligentes da Atech, destaca que a tecnologia de Redes Mesh auxilia o monitoramento, o controle e o diagnóstico da estrutura da rede de distribuição de energia, disponibilizando o acesso a todas as informações em qualquer período e local – inclusive com uma tabela estatística do nível de demanda de energia para auxiliar a identificação, por exemplo, de sobrecarga nas subestações.

“Dessa forma”, diz o especialista, “as Redes Mesh permitem responder com agilidade a problemas que possam afetar as redes de distribuição e o fornecimento de energia. É uma forma de resolver em minutos um problema que levaria horas para ser solucionado de forma manual, sem a necessidade de custos de deslocamento de equipes e, principalmente, entregar a melhor qualidade possível da energia elétrica para seus clientes”.

Um exemplo prático está na identificação da ausência de energia em uma determinada área. Com tecnologia de Redes Mesh a distribuidora pode restabelecer parte do serviço e redirecionar o fornecimento de energia de forma rápida e remota, sem a necessidade de aguardar a presença física de profissionais que atuariam “in loco”.

Medidores inteligentes entregam informação minuto a minuto

Outra vantagem do uso das Redes Mesh, que oferecem conectividade ágil e resiliente, está na possibilidade de instalar medidores inteligentes e gerenciar o fornecimento minuto a minuto com a automação da medição, identificando aumento da demanda, possibilita novas formas de tarifação de consumo, falhas no fornecimento de energia e possibilidades de fraudes.

 

O prejuízo causado com furtos de energia chega a até R$ 8,1 bilhões por ano, o que corresponde a 8% do consumo do mercado cativo elétrico brasileiro, e pode ser evitado com a instalação de medidores inteligentes que são completamente imunes a diversas fraudes, incluindo a adulteração magnética.

 

Nos Estados Unidos, as fraudes no consumo de energia também têm um impacto significativo para as empresas, que relatam que cerca de 1% de todo o seu inventário desaparece devido às fraudes – pode até parecer pouco, mas as perdas estimadas podem chegar a US$ 25 milhões por dia.

 

Além disso, a medição inteligente permite a entrega de uma fatura com um valor extremamente confiável com novos modelos de tarifação, medição e cobrança, identificando os horários de pico e os comportamentos de consumo de cada região para determinar diferentes preços para a energia consumida em diferentes horários.

 

Mas, se mesmo assim for necessário deslocar uma equipe até o local, com os medidores inteligentes, que já enviaram os dados em tempo real via Redes Mesh, os técnicos podem melhorar o índice de resolução na primeira visita, já que tiveram acesso remoto a todas as informações possíveis e com possibilidade maior de já identificar qual seria o problema.

 

A inteligência embarcada no sistema de automação da medição, com ferramentas de Analytics, permite entender a demanda quase que em tempo real, identificar e responder com agilidade a problemas que possam afetar as redes de distribuição e o fornecimento de energia, como quedas de árvores, resolvendo em minutos um problema que antes levaria horas para ser solucionado.

 

Assim, a automação da medição auxilia também na operação das redes de distribuição, por exemplo, a partir do momento em que ele identifica que a energia foi interrompida em uma determinada área a distribuidora pode então redirecionar o fornecimento de energia, reestabelecendo parte do serviço, e enviar equipes para o exato local onde se encontra a falha, evitando deslocamentos desnecessários.

 

Em termos estratégicos, o especialista da Atech ressalta que a tecnologia de Redes Mesh faz com que as distribuidoras de energia consigam inovar sua gestão e, principalmente, acompanhar a evolução e demandas do mercado consumidor de energia para ampliar a competitividade e rentabilidade no mercado. Entre em contato e saiba mais sobre como as Redes Mesh podem, entre outras vantagens, reduzir os custos de deslocamento de equipes de medição.

Receba nossos conteúdos

Preencha seu email e receba nossos conteúdos sobre Conexões Inteligentes

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia