No setor de mineração, segurança, controle e produtividade andam juntos, sempre orientados a otimizar a eficiência operacional e os resultados do negócio. As tecnologias de automação e análise de dados impulsionadas pela Indústria 4.0 oferecem recursos alinhados às principais demandas desse segmento: monitoramento em tempo real do status dos ativos, predição consistente para eliminar falhas inesperadas e ações corretivas, e confiabilidade para planejamento de processos e programação de serviços.

Esse é um dos temas abordados pela Atech no 34º CBMGA – Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos e XXXIV EXPOMAN, que acontece entre os dias 12 e 18 de outubro no em Vitória (ES), e é considerada a maior feira de manutenção e gestão de ativos da América Latina.

“As soluções de gestão de ativos da Atech são aliadas do setor minerador, com o objetivo de converter perdas de produção em ganhos de produtividade e redução de custos nas minas. Nesse sentido, oferecemos a combinação certa de tecnologias 4.0 para contribuir com a evolução das operações, agregando mais velocidade, controle e eficiência em todo processo de  gestão dos ativos, passando pela execução de tarefas, programação automática e definição de estratégias de manutenção”, ressalta Fábio Vieira, responsável pelo portfólio de soluções para gestão de ativos da Atech.

A plataforma OKTO da Atech conta com soluções completas para gestão de ativos voltadas à toda a cadeia produtiva da mineração. Uma delas é a Solução para Otimização de Programação de Serviços, que realiza o mapeamento da situação real de cada ativo, e permite uma programação de forma rápida das atividades de gestão da manutenção e a gestão de ativos para conferir uma utilização mais eficiente dos equipamentos produtivos. Já a Solução para Gestão Estratégica de Ativos oferece consistentes recursos para consolidação e análise de dados estratégicos para fundamentação de tomadas de decisão, em total conformidade com as diretrizes da ISO 55000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *