Navegue
Internet das Coisas
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin

Saiba quais são os requisitos para tirar valor da Internet das Coisas na indústria

As soluções de Internet das Coisas (IoT) certamente podem ajudá-lo a melhorar a eficiência, possibilitar a inovação e estimular a transformação digital nas empresas – se implementadas adequadamente. Isso requer muito mais do que dispositivos IoT e extração de dados. Se a sua solução de IoT apenas coleta grandes quantidades de dados operacionais dos dispositivos, provavelmente causará mais problema do que eficiência operacional para a sua empresa, enquanto você fica olhando para um “monte de dados”.

Com tantos dispositivos, tantos dados, tantas opiniões e tantas decisões possíveis, determinar como avançar pode ser difícil. Para ter sucesso com a IoT, você precisa considerar como usar seu ecossistema completo para criar novos níveis de valor comercial.

Atualmente, a Internet das Coisas é considerada o principal fator que possibilitará a verdadeira estrutura para a indústria 4.0. Embora o hype tenha sido ótimo, o valor comercial pode ser maior. As organizações que usam sistemas de IoT enfrentam uma infinidade de desafios, mas também existem muitas oportunidades.

Os dois principais pontos de melhoria que irão contribuir para tirar valor da Internet das Coisas na indústria estão relacionados aos modelos de negócio e operações.

Nos modelos de negócio, a IoT agrega valor ao:

1 – Otimizar os atuais modelos de negócios

  • Identificar e priorizar oportunidades
  • Uso de grande volume de dados e Analytics
  • Interoperabilidade é fundamental

2 – Criar novos modelos de negócios

  • Novos modelos de precificação, baseados nas preferências do consumidor
  • Modelo baseado em serviços, permitindo que as empresas vendam novas experiências baseadas em seus produtos
  • Monetização dos dados provenientes da IoT

3 – Criar novos modelos de governança

  • As organizações devem adotar um modelo tomada de decisões baseado em dados

Já na área de operações, a maior oportunidade de tirar valor da Internet das Coisas na indústria certamente é a possibilidade de aumentar a eficiência, com impacto direto, por exemplo, na estratégia de manutenção, assim como em todo o processo produtivo.

Requisitos para tirar valor da Internet das Coisas na indústria

 Para entender como a IoT está sendo implantada hoje pelas empresas, é crucial ter em mente que o mercado atual é fortemente impulsionado por cenários de casos de uso e provas de conceito. As empresas precisam saber quais aplicações de IoT têm o potencial de agregar mais valor.

Os requisitos necessários são:

Dados consistentes e contextualizados: os dados coletados nas diversas soluções de Internet das Coisas embarcadas nos equipamentos devem ser agrupados em uma plataforma única, formando uma série temporal onde são disponibilizados e contextualizados para análise e uso exploratório e operacional.

Algoritmos: as empresas podem transformar dados em inteligência acionável identificando, por exemplo, fatores físicos que contribuem para a deterioração de uma máquina, e análise avançada, como a detecção de anormalidades. Os algoritmos então devem ser ajustados periodicamente para oferecer a possibilidade de melhoria contínua na precisão e relevância dos resultados e garantir adaptação contínua às condições em evolução de seu ambiente.

Integrando tecnologias operacionais e de informação

A IoT criará muitas oportunidades que afetarão principalmente três áreas importantes -aplicativos B2B, processos de negócios e modelos de negócios – e levará em conta os principais desafios a serem enfrentados, como interoperabilidade. As empresas devem prestar atenção especial ao fato de que soluções eficazes de IoT exigem a definição de modelos de negócios para direcionar necessidades em tempo real de maneira preditiva e garantir a interoperabilidade em termos de convergência tecnológica e integração de diferentes fontes de dados.

Um dos principais direcionadores do valor comercial é a integração entre as tecnologias operacionais (Operational Technologies – OT) e as tecnologias da informação (Information Technologies – TI), que muitas vezes são separadas e executadas por diferentes partes da organização, de acordo com seus diferentes sistemas e métodos.

Atualmente, TI e OT são na sua maioria separadas por:

  • Tecnologias diferentes
  • Diferentes setores e responsabilidades
  • Diferentes habilidades e perfis profissionais
  • Muitas vezes até com códigos e padrões diferentes

Os ambientes de OT e TI segregados são ineficientes e dispendiosos e essa limitação tecnológica e financeira pode ser um grande empecilho à inovação, por conta de:

  • A falta de comunicação entre os sistemas de TI e OT impede que as empresas usem dados de controle em aplicativos de inteligência de negócios
  • Os sistemas de OT não podem tirar proveito dos rápidos avanços em TI
  • Os sistemas de OT não podem tirar proveito da economia de custos de soluções baseadas em padrões

Mas podemos melhorar a automação e acelerar a inovação convergindo esses dois mundos em um ambiente de IoT. Para alcançar o potencial valor e as oportunidades da Internet das Coisas, a integração de dados de OT e TI é um dos desafios mais importantes para as empresas, especificamente para organizações com uso intensivo de ativos. A integração de processos e fluxos de informações permite que eles superem os obstáculos existentes e obtenham algumas vantagens importantes, como:

  • Decisões críticas baseadas em dados, em vez de informações aproximadas
  • Maior agilidade no processo de análise de dados, decisões e reações
  • Otimização holística de sistemas
  • Melhor tomada de decisão
  • Redução das despesas operacionais (OpEx) minimizando a sobrecarga organizacional e tecnológica
  • Resultados de negócios acelerados, simplificando projetos de desenvolvimento
  • Riscos reduzidos

Receba nossos conteúdos

Preencha seu email e receba nossos conteúdos sobre Conexões Inteligentes

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia