Navegue
Saiba o que deve ter uma rede eficiente para a cadeia de suprimentos
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin

Saiba o que deve ter uma rede eficiente para a cadeia de suprimentos

A logística exerce a função de responder pela movimentação de materiais, no ambiente interno e externo da empresa – a chamada cadeia de suprimentos, desde a chegada da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente. Suas atividades podem ser distribuídas da seguinte forma: 

Atividades primárias 

Essenciais ao cumprimento da função logística, contribuem com o maior montante do custo total da logística. 

  • Transporte: refere-se aos meios utilizados para movimentar os produtos até os clientes que podem ser via rodoviária, ferroviária, aeroviária e marítima. O gerenciamento desta atividade é de grande importância, em virtude do peso desse custo em relação ao total do custo da logística.  
  • Gestão de estoques: dependendo do setor em que a empresa atua e da sazonalidade, é necessário um nível mínimo de estoque que aja como amortecedor entre oferta e demanda.  
  • Processamento de pedidos: determina o tempo necessário para a entrega de bens e serviços aos clientes. 

Atividades secundárias 

Exercem a função de apoio às atividades primárias na obtenção de níveis de bens e serviços requisitados pelos clientes, a saber: 

  • Armazenagem: envolve as questões relativas ao espaço necessário para estocagem dos produtos. 
  • Manuseio de materiais: refere-se à movimentação dos produtos no local de armazenagem. 
  • Embalagem de proteção: sua finalidade é proteger o produto. 
  • Programação de produtos: compreende programar, quando da necessidade de produção e seus respectivos itens da lista de materiais. 
  • Manutenção de informação: exige uma base de dados para o planejamento e o controle da logística. 

E como você irá garantir a eficiência e visibilidade de todos esses processos logísticos, de forma integrada e com altos níveis de rastreabilidade – desde a produção até a entrega do produto final? A Logística 4.0, com a proposta de integrar toda a cadeia de suprimentos, é apenas o início – você está pronto para a próxima geração da governança em processos logísticos globais, a #LogísticaNxT? 

Do ponto de vista dos líderes da cadeia de suprimentos, é muito importante reconhecer que criar uma rede de fornecedores para trocar informações visando a redução de perdas e otimização dos processos operacionais no fornecimento de produtos e serviços pode determinar a eficiência e a eficácia de sua cadeia de suprimentos. As redes são críticas para a criação de valor; elas se tornam o sistema de registro em um mundo de colaboração entre empresas. 

Segundo dados do Banco Mundial, de 13% a 35% das cargas não atendem aos requisitos de qualidade esperados. O número é apenas um exemplo de como a falta de visibilidade nos processos logísticos pode gerar prejuízo devido à falta de controle. 

As organizações precisam de dados para tomar as melhores decisões. Com base nisso, as soluções OKTO para Logística fornecem os dados de que você precisa para otimizar a gestão de processos logísticos, garantindo confiabilidade, segurança e alto desempenho com a integração de sistemas industriais, administrativos e logísticos. 

Com sistemas de monitoramento e rastreamento conectados e velozes para transações praticamente imediatas e transparentes de ponta a ponta, a plataforma OKTO coloca sua empresa no caminho da #LogísticaNXT, permitindo: 

  • Incorporar dados de fontes internas e externas a uma plataforma única, consolidando as informações 
  • Automatizar processos, o que economiza tempo e custos administrativos 
  • Fazer o monitoramento preventivo de riscos contra atrasos na remessa e erros logísticos 
  • Montar uma estrutura de integração para operacionalizar seus processos de negócios e gerar valor comercial 
  • Ter visibilidade e informações através da rede para uma melhor compreensão do estado dos processos 
  • Vincular informações a sistemas de análise avançados e, em seguida, otimizá-las para fornecer insights ao centro de controle para uma análise mais aprofundada e um gerenciamento proativo 
  • Ter fácil visualização e governança dos dados e cumprir os padrões de privacidade e segurança na nuvem 

Orquestrando fluxos e movimentações 

habilidade de orquestrar todos os fluxos e movimentações ao longo da cadeia logística figura como uma das principais vantagens competitivas e tem se tornado uma competência fundamental para empresas em diferentes setores. 

Empresas que dominam eficientemente a própria cadeia logística sabem que os pontos mais críticos são a capacidade de visualizar todos os fluxos e processos, bem como, de identificar rapidamente os pontos de melhoria, continuamente eliminando ineficiências e otimizando sua produtividade. 

No longo prazo, empresas que atingem os mais altos patamares de excelência operacional em seus processos logísticos são aquelas que investem no desenvolvimento de uma cultura de excelência, conseguindo articular pessoas, processos e tecnologia em prol da eficiência da cadeia logística.  

Com a adoção de uma plataforma tecnológica como o conjunto de soluções único para gestão de ativos e logística – a plataforma OKTO – desenvolvido pela Atech, é possível conectar nuvem e #LogísticaNxT para compor a logística colaborativa, onde as empresas são parceiras e compartilham recursos e formam uma rede, “unindo forças para identificar conjuntamente oportunidades de inovação, redução de custos logísticos e, claro, aumento da eficiência operacional”, destaca Jefferson Castro, gerente de Produto da Atech. 

Receba nossos conteúdos

Preencha seu email e receba nossos conteúdos sobre Logística

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia