Como parceira estratégica das Forças Armadas do Brasil, a Atech vem atuando em diversos projetos de sistemas embarcados em meios terrestres, aéreos e marítimos, executando atividades de:

– Desenvolvimento e Integração de Sistemas Embarcados;
– Desenvolvimento e Integração de Sistemas de Suporte a Missão;
– Logística: manutenção, treinamento de operações, treinamento de manutenção e documentação.

A Atech destaca-se por sua presença no desenvolvimento do Sistema Tático de Missão Naval dos helicópteros (versão operacional) adquiridos para a Marinha do Brasil, dentro do Programa H-XBR e no programa de Transferência de Tecnologia (offset) do Governo Brasileiro para o Programa P-3BR, aeronave de Patrulha Marítima da Força Aérea Brasileira.

O Programa H-XBR foi iniciado em 2012 e a primeira unidade do helicóptero H225M em versão operacional da Marinha está em fase de voos de testes. O Sistema Tático de Missão Naval – NTDMS é composto por hardwares e softwares responsáveis pelo gerenciamento de informações transmitidas pelos diversos sensores instalados na aeronave e tem como objetivo auxiliar o operador tático e o piloto na tomada de decisões. Além disso, o NTDMS faz a interface de comunicação com o sistema de arma do helicóptero.

O Programa P-3BR teve seu início em 2006 com a participação da Atech no desenvolvimento do TMS – Sistema Tático de Missão que foi embarcado nas aeronaves P-3AM ORION com o objetivo de integrar tecnologia de ponta na patrulha marítima brasileira. O sistema integra e gerencia radar, câmera infravermelha, sensores acústicos e magnéticos e o sistema de armas da aeronave tornando a missão de patrulha muito mais eficiente. A primeira aeronave da frota foi entregue à Força Aérea Brasileira em 2011.

Tendo atuado na modernização dos sistemas embarcados, na integração de novos sistemas à plataforma aérea e na capacitação de pessoal para manutenção dos sistemas de diferentes aeronaves, a Atech também conduz, em parceria com a FAB (Força Aérea Brasileira) e a SAAB, as atividades de transferência de tecnologia, desenvolvimento dos sistemas de suporte à missão, treinamento e simulação da aeronave Gripen-E no programa F-X2.