Quem está à frente de uma operação industrial sabe que um dos maiores problemas operacionais é a constante parada de máquinas para manutenção. Isso significa tempo perdido, atravancamento das operações, atrasos em entregas –o que leva, claro, à perda de receita. Por isso, muitas organizações têm investido em projetos cujo objetivo é melhorar a eficiência operacional.

Este foi o caso da Oxiteno Nordeste, que contratou a Atech para o desenvolvimento de um trabalho voltado para a confiabilidade dos ativos. Empresa do Grupo Ultra, a Oxiteno é líder no mercado nas áreas de tensoativos e especialidades químicas para a América Latina, além de oferecer soluções para os mercados de Agroquímicos, Cuidados Pessoais, Limpeza Doméstica e Institucional, Petróleo e Gás, Produtos de Performance e Tintas e Revestimentos.

O projeto desenvolvido pela Atech teve dois focos: melhoria de processos e confiabilidade dos ativos –que envolveu a análise de confiabilidade de alguns ativos para a melhoria de disponibilidade.

Na Oxiteno Nordeste, a Atech desenvolveu um projeto com foco na obtenção de mais produtividade e agilidade. O trabalho envolveu a aplicação da engenharia de confiabilidade, com foco na redução das manutenções necessárias.

O resultado foi um aumento de produtividade da empresa, que obteve uma redução na quantidade de manutenções realizadas – com um impacto positivo no resultado da organização.

Gestão de Ativos

Há cerca de um ano, a Atech tem trabalhado na expansão das suas atividades para o foco corporativo, usando toda a experiência adquirida em áreas de governo e também na parceria com a Embraer para a realização de projetos em clientes da iniciativa privada.

Hoje, a empresa atua em duas frentes importantes para a análise de processos produtivos, como no caso da Oxiteno Nordeste: Gestão de Ativos e Logística.

Para isso, a Atech criou a plataforma OKTO, um conjunto de soluções que atende empresas de diversos setores com uma solução dinâmica, capaz de operar em nível global, gerindo ativos de maneira eficiente e confiável, reduzindo os ciclos dos processos e fornecendo rastreabilidade às operações logísticas. Conheça mais sobre a OKTO clicando aqui.