A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S.A., empresa do Grupo Embraer dedicada à fabricação e manutenção de aeronaves, contou com a solução de transporte da plataforma OKTO, da Atech, para movimentar mercadorias com mais agilidade dentro da planta, garantindo maior visibilidade da rota e atendimento do nível de serviço esperado.

Com mais de 60 pontos internos de transporte e mais de 600 solicitações de transporte diárias – das quais de 15 a 20% são críticas e precisam ser atendidas em poucos minutos – a OGMA enfrentava uma série de desafios em seus processos de transporte. Neste contexto, problemas no transporte e nas mercadorias eram comuns e não podiam ser rastreados.

A solução da Atech, integrada ao sistema de gestão usado pela OGMA, permitiu à empresa dar mais agilidade às suas operações diárias por meio de uma aplicação de gestão de rotas e de um dispositivo móvel que permite aos motoristas a comunicação de informações sobre o atendimento das solicitações de transporte, garantindo mais velocidade e melhor uso dos recursos logísticos.

Com base em características como criticidade, tipos de embalagem e tipo de material, a aplicação OKTO para transporte interno identifica a melhor forma de atender às solicitações, incluindo os melhores pontos de parada dentro da planta. A tecnologia oferece agilidade e flexibilidade na resolução de eventuais problemas relacionados à rota por meio do dispositivo móvel, em que ele informa o que está coletando ou entregando e reporta eventuais problemas com a carga, fazendo registros em foto.

Ou seja, além de oferecer maior visibilidade da rota e do transporte de itens dentro da planta, a solução da Atech gerencia as não conformidades no processo, onde é possível trabalhar para reduzir ou mesmo eliminar os erros e seu impacto no uso dos recursos, e dá a gestão as informações necessárias para otimizar a tomada de decisão e obter uma visão total dos problemas, garantindo uma operação mais segura e de qualidade.