A necessidade de inovar e aprimorar as soluções desenvolvidas para o gerenciamento do espaço aéreo levou a Atech a desenvolver um aplicativo que possibilita, de forma integrada, a submissão de planos de voo e das mensagens correlatas em plataformas móveis de IOS e Android. A solução, testada nos primeiros meses de 2017, trata o envio qualificado dos planos de voo e a sua validação integrada através do cruzamento de dados de diversos órgãos do setor e visa eliminar a incidência de erros, oferecendo aos pilotos uma apresentação robusta das informações do seu voo.
No passado recente, os planos de voos eram preenchidos manualmente em formulários ou comunicados via telefone, o que demandava um grande tempo para os pilotos e companhias aéreas obterem respostas, inclusive quanto às informações estarem em conformidade ou não com as regras vigentes.

Atualmente, o processo pode ser realizado via internet, garantindo agilidade no compartilhamento das informações e disponibilizadas em tempo real. Todas as informações são processadas pelo SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos), também desenvolvido pela Atech e implantado no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Com o novo aplicativo, eventuais incompatibilidades que até poderiam chegar a impedir a realização de algum voo são identificadas antecipadamente e assim também se reduz significativamente a necessidade da intervenção corretiva dos operadores de planos de voo da FAB.