Criar um processo de medição eficiente de energia para o campo. Esse é o objetivo da Energisa, que contratou a Atech para liderar o projeto de pesquisa e desenvolvimento de Sistema de Gestão e Otimização de Redes Mesh para Áreas Rurais.

Iniciado em 2017, o projeto da Energisa é uma iniciativa de Pesquisa & Desenvolvimento, e visa permitir a implementação de um sistema de gestão, controle e medição das chamadas Redes Mesh – uma solução de conectividade abrangente e flexível, que provê acesso a locais sem nenhuma infraestrutura de rede de comunicação.

Assim como outras empresas de distribuição, a medição do consumo de energia de clientes em áreas rurais é um dos maiores desafios da Energisa. A dificuldade de acesso acaba levando a um custo elevado para leitura manual, além da administração das intercorrências nesses processos.

Junto à dificuldade da medição manual, atualmente a empresa utiliza um sistema de medição remota de energia, com a comunicação por rede elétrica, em cerca de 40 mil clientes, que apresenta baixos índices de efetividade e erros na leitura dos dados dos medidores.

O resultado é a perda de receita por conta de um elevado número de clientes faturados pela média ou pela tarifa mínima e leituras erradas decorrentes das falhas do sistema atual. Neste sentido, as redes Mesh oferecem uma solução de medição remota de energia, com a possibilidade de implantação em larga escala para áreas rurais, a um custo-benefício mais competitivo.

Conexões Inteligentes

Há cerca de um ano, a Atech tem trabalhado na expansão das suas atividades para o foco corporativo, usando toda a experiência adquirida em áreas de governo e também na parceria com a Embraer para a realização de projetos em clientes da iniciativa privada.

Hoje, a empresa atua na área de Conexões Inteligentes, oferecendo soluções de automação da medição, redes Mesh, software embarcado e integração de sistemas de energia. Saiba mais sobre as soluções da Atech para redes de energia clicando aqui.