O Provedor de Serviços de Navegação Aérea Brasileira DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) é responsável por uma parte significativa do Corredor EUROPA / AMÉRICA DO SUL na Região de Informação de Voo do Atlântico. Assim, já no início de 2002, a Atech desenvolveu um protótipo de sistema ADS-C/CPDLC (Vigilância automática dependente por contrato/Comunicações controlador-piloto através de enlace de dados) para melhorar os serviços de tráfego aéreo por meio de novas tecnologias.

Em 2008, foi alcançado o Teste de Aceitação da ADS-C/CPDLC final e o sistema tornou-se totalmente operacional no Centro de Controle de Área Atlântico em meados de 2009, consolidando as bases para melhorias e aperfeiçoamentos em procedimentos e rotas na região. As funcionalidades ADS-C/CPDLC fizeram parte de uma atualização contínua do sistema de tráfego aéreo brasileiro, substituindo gradualmente o antigo sistema, que operava com muitos conceitos inalterados desde as décadas de 1950 e 1960, com tecnologia e práticas atualizadas.