Navegue
Os desafios da logística em ambientes altamente regulados
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin

Os desafios da logística em ambientes altamente regulados

Empresas de transporte e de logística que atendem a indústrias altamente reguladas enfrentam diversos desafios, e a oferta de soluções inovadoras que permitem melhorar a visibilidade em toda a cadeia pode minimizar os desafios destas empresas.  A meta é realizar a gestão e a governança do processo global de maneira confiável, segura e com alto desempenho, integrado aos sistemas industriais, administrativos e logísticos da organização, suas filiadas, parceiros e operadores.

Ambientes altamente regulados, claro, significam mais normas e documentos que atestem a conformidade. Mas coletar, organizar e analisar todos esses registros não é uma tarefa simples e a falha nesta gestão pode acarretar em prejuízos.

A falta de visibilidade nestes ambientes potencializa estes prejuízos. E não só em relação a custos diretos, como o multas, armazenamento e transporte. Custos indiretos, como os associados com não conformidades e perdas de produtos, geram muitos riscos para a marca.

Principais desafios

A governança da logística em ambientes altamente regulados exige a presença de soluções inovadoras que integrem todos os atores da cadeia de logística, compartilhando as informações necessárias para a tomada de decisão, e assim permitindo que os produtos cheguem nos seus destinos em conformidade com as normas de cada setor.

Confira os problemas mais comuns na gestão da cadeia de logística e as suas causas:


A importância de investir no monitoramento das operações logísticas

A otimização do monitoramento das operações logísticas é fundamental para vencer boa parte desses desafios, já que um dos principais problemas causados pela complexidade no fluxo de informações é a falta de visibilidade, também causada pela presença de sistemas que não se integram e, portanto, não se conversam.

A falta de visibilidade impede que as empresas tenham os dados necessários para identificar oportunidades de redução de custos e otimizar processos envolvendo as mais diversas áreas, como suprimentos, armazenagem e transporte, não apenas logística.

A falta de visibilidade é, inclusive, uma das “culpadas” pelo fato de entre 13% e 35% das cargas não atenderem os requisitos de qualidade esperados, segundo informações do Banco Mundial divulgadas em 2016. No caso de ambientes de setores altamente regulados, a presença de mais normas e documentações de conformidade tornam o desafio da complexidade ainda maior.

Solução passa pela transformação digital

Análise da consultoria McKinsey indica que as empresas de logística devem investir em tecnologias digitais para diferenciar seus serviços, melhorar o atendimento ao cliente, aumentar a produtividade e reduzir custos.

E também é preciso implantar soluções que integrem toda a cadeia logística. Sistemas que não permitem a integração com parceiros dificultam a troca de informações, que só passam a gerar valor quando transformadas em insights para os tomadores de decisão.

Sem o uso de soluções inovadoras, é impossível lidar com a complexidade dos fluxos de informação, que demandam a integração e análise de uma quantidade cada vez maior de informações, coletadas em diversas fontes e em formatos diversos. Essas informações agora também começam a chegar dos armazéns, pátios e docas conectados, caminhões conectados e contêineres inteligentes, entre outros dispositivos de Internet das Coisas. Além disso, essas informações, integradas e contextualizadas, devem ser entregues praticamente em tempo real.

Avaliando a sua infraestrutura de TI

Não raro, as empresas trabalham com sistemas antigos e incapazes de suportar o volume de informações exigidos em cada etapa logística. Boa parte das empresas ainda conta com uma infraestrutura de TI ultrapassada, que não consegue se adaptar à implantação de soluções que integrem toda a cadeia logística em ambientes altamente regulados.

Por isso, para as empresas de logística em ambientes altamente regulados é fundamental contar com expertise e infraestrutura de TI capaz de manter a conformidade e gerar vantagem competitiva. As principais questões a serem avaliadas são:

  • Como a minha infraestrutura deve ser configurada para aproveitar com sucesso a transformação digital?
  • Como garantir a flexibilidade e escalabilidade da TI para permitir a implantação e desempenho dos projetos atuais e futuros e tornar os processos mais ágeis e transparentes?
  • A minha empresa conta com recursos de TI e expertise interna para iniciar e dar andamento ao processo de digitalização?

Essas e outras questões podem ser respondidas por um parceiro como a Atech, uma empresa do Grupo Embraer. Conheça o nosso conjunto de soluções único para Gestão de Ativos e Logística: o OKTO.

Receba nossos conteúdos

Preencha seu email e receba nossos conteúdos sobre Logística

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia