Navegue
Mineração: saiba como softwares de monitoramento do ativo impulsionam a produtividade
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin

Mineração: saiba como softwares de monitoramento do ativo impulsionam a produtividade

O setor de mineração enfrenta desafios únicos e mais volatilidade do que a maioria das indústrias. A tecnologia tem o poder de ajudar a superar desafios técnicos e econômicos. O correto monitoramento de ativos, por exemplo, permite que o setor de mineração aprimore a utilização e a confiabilidade dos ativos, minimize o tempo de inatividade, simplifique o planejamento das minas, otimize os recursos da frota – e sim, reduza os custos operacionais e impulsione a produtividade.

Um sistema de monitoramento de ativos e equipamentos de capital ajudará com precisão, eficácia e eficiência a trazer recursos significativos para o gerenciamento direto. A otimização do equipamento de capital e do monitoramento de ativos permite minimizar o tempo de inatividade e custos inesperados, melhorar a utilização de ativos e aumentar o ciclo de vida de ativos – o que contribui diretamente para reduzir os custos operacionais e aumentar a produtividade.

Mantendo a conformidade

Se sistemas e processos adequados de gerenciamento de ativos forem implantados para elaborar o plano de negócios e determinar instalações e equipamentos confiáveis, em conjunto com as previsões de planejamento das minas, não há razão para que as atividades de manutenção não possam ser seguidas religiosamente, como a implementação de um bom monitoramento de ativos.

O plano deve prever melhoria e atualização contínuas. E quando é a melhor hora para começar a investir realmente na melhoria e melhor monitoramento de ativos? Quando os tempos são ruins e a pressão está no nível máximo? Claro que não. Mas quando a maioria das empresas começa a fazer alguma coisa? Quando há uma crise.

Empresas “inteligentes” otimizam suas operações quando os tempos são bons; quando eles podem se dar ao luxo de fazer as alterações necessárias e, assim, colher os benefícios do aumento da receita e do lucro quando os preços das commodities estão em alta. Eles estão posicionados para estarem operando da melhor maneira possível quando o ciclo diminui.

A importância da gestão de ativos na mineração

Abaixo estão três maneiras onde uma solução de monitoramento de equipamentos contribui para o sucesso da sua operação de mineração, impulsionar a produtividade e reduzir custos.

  1. Melhorar o orçamento e o planejamento

O planejamento e o orçamento dos ativos incluem a contabilização de todos os aspectos do ciclo de vida dos ativos e a determinação das etapas de ação apropriadas em relação à aquisição, implantação, manutenção e descarte. Um aplicativo eficaz de monitoramento e gerenciamento de ativos, como a plataforma OKTO, ajuda as empresas de mineração a desenvolver uma estratégia de manutenção inteligente que minimiza o tempo de inatividade e mantém o desempenho dos ativos em sua capacidade total, permitindo:

  • Acompanhar os custos totais do ativo durante seu ciclo de vida
  • Alocar despesas a unidades de negócios ou projetos específicos
  • Acompanhar os custos de manutenção de equipamentos e comparar com o orçamento
  • Antecipar e planejar a retirada de equipamentos antigos e a compra de novos

2- Monitorar a manutenção e reparos

É necessária uma imensa variedade de ativos para executar uma operação de mineração: caminhões, tratores, transportadores, perfuratrizes, guindastes, máquinas de terraplanagem, ferramentas de jateamento, equipamentos de trituração, equipamentos de análise, equipamentos de alimentação, sistemas de medição de fluxo, sistemas de combustível, bombas, geradores, equipamentos de solda… E a lista continua. Um aplicativo eficaz de monitoramento de ativos ajuda a rastrear cada peça de cada equipamento e os custos associados à sua manutenção e reparo, incluindo a capacidade de:

  • Configurar planos preventivos completos e acompanhar a manutenção de equipamentos
  • Monitorar os custos de vida útil e equipamentos até aquele momento
  • Prever e programar a manutenção de equipamentos com base nos padrões de uso
  • Agendar manutenção nas operações
  • Combinar as habilidades dos funcionários com tarefas de manutenção específicas
  • Gerenciar garantias e contratos de serviço de terceiros
  • Gerar alertas se os ativos estiverem funcionando fora dos parâmetros do contrato de serviço
  • Monitorar a localização e o movimento dos equipamentos

3- Obter dados e análises

Mas não basta um aplicativo capturar dados. A transformação desses dados em inteligência e insights acionáveis ​​gera a vantagem competitiva de uma empresa de mineração por meio de uso otimizado de equipamentos e custos de manutenção mais baixos. Munido de dados precisos que avaliam o custo da operação do ativo, você pode tomar decisões informadas durante todo o ciclo de vida do equipamento. Uma solução eficaz de monitoramento de ativos no setor de mineração irá entregar insights acionáveis, abordando:

  • Custos do equipamento por projeto e / ou localização
  • Custos de mão de obra nos cálculos
  • Relatório sobre o tempo médio entre falhas
  • Relatórios de serviço, incluindo análise de tarefas e requisitos preditivos de peças
  • Visibilidade em tempo real da operação de ativos em vários locais
  • Taxa de rotatividade de ativos

Receba nossos conteúdos

Preencha seu email e receba nossos conteúdos sobre Gestão de Ativos

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia