Navegue
Minas digitais: Veja como implementar manutenções preditivas no setor minerador
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin

Minas digitais: Veja como implementar manutenções preditivas no setor minerador

26O setor de mineração enfrenta hoje uma realidade de mercado muito diferente daquela do passado. As empresas de mineração precisam agora definir como operar em um mercado caracterizado por constantes interrupções, volatilidade, aumento das demandas de stakeholders, uma crescente lacuna de talentos, redução do acesso a insumos essenciais – como energia e água. Por conta desse cenário, empresas de mineração têm baseado suas estratégias de planejamento na produção de maiores volumes de minério com os menores custos possíveis.  

E redução de custos necessariamente passa pela digitalização do setor minerador e uma eficiente gestão de ativos com a implantação de software de manutenções preditivas. Afinal, o setor de mineração depende de equipamentos extremamente sofisticados, como os que fazem medições nas minas, e também extremamente robustos, como caminhões fora de estrada.  

Nessas novas minas digitais, tudo está conectado e, com o uso de sensores, é possível avaliar o status do equipamento de transporte (temperatura do óleo e do motor, pressão dos freios e dos pneus etc.) e analisar o histórico de manutenção e, assim, prever falhas antes que aconteçam, reduzindo o tempo de parada já que os ajustes são realizados em menos tempo. Atuando de forma preditiva, também é possível reunir todas peças necessárias para a manutenção com antecedência, agilizando o processo. 

Os principais objetivos da implantação de uma estratégia de gestão de ativos com o uso de software de manutenções preditivas são: 

  • Determinar, antecipadamente, a necessidade de serviços de manutenção numa peça específica de um equipamento 
  • Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção  
  • Aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos 
  • Reduzir o trabalho de emergência não planejado 
  • Impedir o aumento dos danos 
  • Aproveitar a vida útil total dos componentes e de um equipamento 
  • Aumentar o grau de confiança no desempenho de um equipamento ou linha de produção 
  • Determinar previamente as interrupções de operação para cuidar dos equipamentos que precisam de manutenção 

E, entre as vantagens da digitalização do setor minerador e a implantação de um software de manutenções preditivas estão:  

  • aumento da vida útil do equipamento 
  • controle dos materiais (peças, componentes, partes etc.) 
  • melhor gerenciamento dos materiais 
  • diminuição dos custos nos reparos 
  • melhoria da produtividade da empresa 
  • diminuição dos estoques de produção 
  • limitação da quantidade de peças de reposição 
  • motivação do pessoal de manutenção 
  • melhoria da segurança da operação 
  • credibilidade da empresa no mercado 

Minas digitais: como implementar um programa de manutenção preditiva 

A manutenção preditiva é baseada em inteligência que permite a redução de custos de manutenção e o aumento da disponibilidade do equipamento e, assim, maior produção. Ou seja, menos custos de manutenção e maior capacidade produtiva. Veja agora os 4 principais passos para implementar uma eficiente estratégia de manutenção preditiva no setor minerador: 

1 – Capacidade de coletar dados 

O primeiro passo é implementar um software de manutenções preditivas que ofereça a capacidade de integrar todos os dados enviados pelos diversos sensores distribuídos em todos os equipamentos que fazem parte da operação, em tempo real. Plataformas para gestão de ativos como a OKTO, desenvolvida pela Atech, integram as informações de todos os sistemas produtivos, da mina ao porto, e aproveitam as ferramentas de Analytics para gerar insights que são distribuídos para todas as pessoas envolvidas na cadeia de produção. Esses dados são coletados tanto nos sensores embarcados em equipamentos quanto nos trabalhadores, munidos de diversas tecnologias wearables como smart glasses e smart watches.  

2 – Capacidade de contextualizar os dados 

Sem contexto e inteligência, os dados não geram valor. Todas essas informações, enviadas pelos sensores, é que vão permitir o monitoramento de ativos em ambientes adversos, como o interior de uma mina, em tempo real. Com técnicas de inteligência artificial, e possível predizer quando o equipamento irá falhar, com semanas ou meses de antecedência. Com o correto uso de ferramentas de Analytics e contextualização dos dados, é possível analisar os dados enviados e prever o momento exato para realizar ações de manutenção, substituindo operações baseadas no tempo de uso do equipamento. Com o monitoramento e análise das características dos sistemas, é possível prever o momento de uma falha e realizar somente a manutenção necessária para manter o bom funcionamento de determinado ativo, reduzindo o tempo de parada e reduzindo o custo. Assim, é possível evitar acidentes, reduzir paradas não programadas que acarretam perda de produtividade e também reduzir o custo da manutenção, deixando de lado ações corretivas, que são as mais caras. 

3 – Capacidade de avaliar condição e criticidade do ativo 

O software de manutenções preditivas deve oferecer a capacidade de usar esses dados para alinhar as atividades de manutenção às necessidades, riscos e criticidade de cada ativo, definindo prioridades e elaborando cronogramas com base em previsões altamente confiáveis. 

4 – Capacidade de automatizar a cadeia de manutenção 

Nas minas digitais, a informação é transformada em inteligência e automação, otimizando as operações. Modelos de manutenção preditiva determinam automaticamente padrões que podem levar a uma eventual falha e enviam alertas em tempo real. Com a digitalização do setor minerador, softwares de manutenções preditivas analisam os dados antigos e os atuais de um ativo e verificam a informação de que alguma coisa não está funcionando como deveria. A partir desse dado, o sistema identifica um possível problema futuro e permite planejar com antecedência a manutenção, antes que o equipamento pare por falha ou quebra. 

A jornada rumo à MineraçãoNxT vem sendo impulsionada por avançadas tecnologias de automatização e análise de dados, atendendo à necessidade de monitorar a condição dos ativos em tempo real e predizer falhas com antecedência. Para garantir uma jornada sem atrito, conte com os produtos e serviços altamente personalizados e integrados aos mais diversos sistemas de controle desenvolvidos pela Atech. Entre em contato e saiba como podemos contribuir para a transformação no setor minerador.  

Receba nossos conteúdos

Preencha seu email e receba nossos conteúdos sobre Gestão de Ativos

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia