Navegue
Setor automotivo
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin

Manutenção prescritiva: entenda sua importância no setor automotivo

Não basta prever os problemas – é preciso prescrever uma solução. Essa é a premissa por trás da manutenção prescritiva, que como conceito caminha lado a lado com a análise prescritiva. É provável que você ouça essas novas palavras-chave com muito mais frequência nos próximos meses e anos. Mas o que é realmente a manutenção prescritiva? Como funciona? E talvez o mais importante, que vantagens o setor automotivo pode alcançar com essa abordagem de manutenção?

A manutenção prescritiva vai além do âmbito da manutenção preventiva, descritiva e preditiva. Ela não apenas aproveita a abordagem e os recursos dos modelos estatísticos e técnicas de previsão, mas também fornece aos usuários opções em relação às medidas corretivas que podem ser adotadas. Com a manutenção prescritiva, os dispositivos, em colaboração com os operadores, são participantes proativos em sua própria manutenção.

A manutenção prescritiva é única, pois, em vez de apenas prever falhas iminentes, como faz a manutenção preditiva, ela se esforça para produzir recomendações focadas em resultados para operações e manutenções a partir da análise prescritiva. Embora essa abordagem agora esteja começando a ser aplicada nas empresas, muitos líderes estão considerando seu potencial para se tornar o próximo nível de melhores práticas de confiabilidade e manutenção.

Para entender melhor a diferença entre as abordagens de manutenção, a preditiva, por exemplo, responde à pergunta “O que acontecerá e quando?”, aprendendo com os dados históricos de manutenção, possivelmente em tempo real, e prevendo eventos futuros. Assim, ela suporta a descoberta de conhecimento e aprimora o nível de prognósticos supervisionados ou não supervisionados. É geralmente chamada de “Manutenção inteligente”, “Manutenção orientada a dados” e “Manutenção 4.0”, não apenas em contextos científicos, mas também em contextos comerciais.

Já a manutenção prescritiva responde à pergunta “Como podemos controlar a ocorrência de um evento específico?”, “Como isso deve acontecer?”, fornecendo recomendações acionáveis ​​para a tomada de decisões, melhorando e / ou otimizando os próximos processos de manutenção. Portanto, a manutenção prescritiva pode atingir o mais alto grau de maturidade, o que envolve métodos complexos para produzir e reforçar os recursos de adaptação e otimização.

Mais disponibilidade e produtividade

Quando dados e análises são combinados com ativos, sistemas e plataformas conectados, o resultado é um recurso de manutenção prescritiva que pode afetar significativamente a disponibilidade e a produtividade dos ativos.

A manutenção prescritiva em tempo real tem sido considerada o ideal, reunindo dados de sensores, streaming de eventos, bancos de dados e análises em tempo real, e os orquestrando junto com a tomada de decisão e otimização do fluxo de trabalho.

O aproveitamento das regras de dados, modelos de decisão e análise podem ajudar a prescrever a manutenção necessária com bastante antecedência. Isso pode ser estendido além do setor automotivo para outros indústrias, dispositivos inteligentes e máquinas. Neste mundo inteligente em constante evolução, a manutenção prescritiva pode se tornar a nova norma.

Manutenção prescritiva, o ecossistema de carros conectados e clientes

E, podemos ir além da linha de montagem e pensar em como a manutenção prescritiva pode ajudar os motoristas. Quando um carro apresentar um problema, o seu dono pode acessar um aplicativo e, em um ambiente unificado, as soluções de gerenciamento remoto e monitoramento de ativos em tempo real, impulsionadas pela Internet das Coisas (IoT), capturam e fazem triagem dos dados dos sensores de uma variedade de componentes do automóvel e os combinam com outros eventos ou informações de referência. O técnico de manutenção pode ser despachado proativamente para ajudar o cliente e fazer a correção – talvez antes mesmo que o cliente final esteja ciente do problema.

 Um recurso de monitoramento da integridade do veículo em tempo real por meio de uma plataforma de veículo conectado, combinada a uma abordagem de manutenção prescritiva para detectar, diagnosticar e corrigir esses problemas, pode ajudar em situações que necessitem de assistência em tempo real para resolver um problema no veículo e o diagnóstico imediato do problema por um técnico de serviço especializado.  O motorista tem a noção exata da dimensão do problema e vai resolvê-lo. Essa é uma ótima oportunidade para proporcionar experiências agradáveis ​​ao cliente.

Além de todas os benefícios em relação à gestão de ativos, a análise prescritiva ajuda as empresas a entender os fatores por trás dos padrões de compra dos clientes para antecipar quais produtos os clientes desejam, quantos desejam e quando o desejam. Na linha de produção, a análise prescritiva otimiza o planejamento de produção, programação, inventário e logística da cadeia de suprimentos para atender aos requisitos de negócios. Por meio de uma combinação de algoritmos matemáticos, aprendizado de máquina e inteligência artificial, uma solução de análise prescritiva pode recomendar o plano de ação ideal que pode gerar resultados de negócios específicos.

O setor automotivo teve um rápido desenvolvimento na última década, graças à entrada de soluções de IoT e de Analytics. O Big Data está ajudando a indústria automotiva a avançar ainda mais de várias maneiras – melhorando a segurança do veículo com a IoT cognitiva, diminuindo os custos de reparo ou aumentando o tempo de atividade com análises prescritivas e muito mais. Essa revolução digital no setor automotivo apresenta diversas oportunidades tanto para o setor quanto para os usuários, com melhores produtos e serviços, e custos reduzidos.

Receba nossos conteúdos

Preencha seu email e receba nossos conteúdos sobre Gestão de Ativos

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia