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software de gestão de ativos
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Entenda a importância de integrar seu software de gestão de ativos ao ERP

A complexidade dos ativos que estão pavimentando a jornada rumo à #IndustryNXT é cada vez maior, com sensores, soluções de IIoT (Internet das Coisas Industriais), conectividade, automação… Com isso, o gerenciamento do seu ciclo de vida também está muito mais complexa, e exige o uso de inovadores softwares de gestão de ativos, e não deve mais estar baseado em um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) que até inclui essa capacidade entre as suas funcionalidades, mas de forma bem genérica. Mas o ERP e o software de gestão de ativos podem e devem ser complementares.  

As soluções de ERP oferecem a capacidade de gerenciar várias atividades no mesmo sistema, combinando módulos e aplicativos específicos para cada função, com um banco de dados único e consolidado. Já o software de gestão de ativos é projetado especificamente para acompanhar o ciclo de vida dos ativos, oferecendo funcionalidades projetadas para aumentar a sua vida útil e reduzir custos com melhores estratégias de manutenção preventiva e uma análise profunda da condição e do desempenho dos ativos.  

O ERP é uma ótima ferramenta para gerenciar a área de finanças, compras, faturamento, entre outros, mas seus recursos não atendem as necessidades das equipes de manutenção como um software de gestão de ativos, já que não contam com funcionalidades necessárias para executar tarefas críticas de gerenciamento de ativos 

Veja alguns critérios importantes que devem ser considerados no momento de selecionar um sistema ERP: 

  • Funcionalidades do sistema 
  • Grau de aderência do sistema aos processos da empresa 
  • Qualidade técnica e funcional do sistema 
  • Facilidade de implantação do sistema 
  • Qualidade do suporte técnico e da equipe de implantação 
  • Preço de aquisição e implantação 
  • Qualidade da documentação do sistema 
  • Processo de melhoria contínua do sistema 
  • Facilidade de integração com outros sistemas de gestão 

Já um software para gestão de ativos, como a plataforma OKTO, proporciona o controle do processo de engenharia de manutenção, visando a melhor experiência dos usuários, de forma simples e integrada, e a máxima disponibilidade dos ativos – ideal para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais conectado. 

Entre seus benefícios, é possível destacar a capacidade de: 

  • Garantir a disponibilidade dos ativos, reduzindo custos e o tempo de parada 
  • Reduzir custos com o período de inatividade gerado por manutenções e remediação de falhas 
  • Otimizar a gestão da execução contando com suporte à alocação de custos de gestão de ativos  
  • Aproveitar os benefícios de uma solução única e integrada a todo o seu ambiente tecnológico 

Integrando sistemas 

Com processos e operações complexas em todos os departamentos, é impossível uma empresa contar com um sistema único para atenda a todos os pré-requisitos e objetivos de todas as áreas. Embora à primeira vista até pareça ser vantajoso ter um único sistema, principalmente por conta do investimento inicial, logo será possível comprovar que essa solução somente oferecerá soluções simples para a área de manutenção, que não vão atender as necessidades com assertividade e confiabilidade e em conformidade com requisitos de normas vigentes.  

Se antes integrar sistemas era quase uma “missão impossível” para a equipe de TI, hoje essa tarefa não é mais tão complexa, principalmente quando a sua equipe pode contar com os especialistas da Atech nessa jornada.  

Para uma eficiente integração, é preciso estar atento a quatro pontos: 

1 – Antes de integrar, defina como os processos serão alocados. Determinar qual sistema executará os processos antes de iniciar a integração ajudará a reduzir os custos de configuração e garantir que o projeto não deixe de terminar no prazo por conta de decisões de última hora. A meta é que os processos fiquem mais ágeis e transparentes — podendo ser visualizados por todos os departamentos da empresa. 

2 – Informações financeiras como custos e pagamentos de fornecedores devem ser inseridas no ERP. Todos os gastos e estoques relativos a atividades de manutenção, como compra de peças de reposição, por exemplo, devem ser inseridos no sistema ERP, e não apenas rastreados no software de gestão de ativos. O estoque de peças no almoxarifado será incrementado e disponibilizado para a área de manutenção utilizar o suprimento. O faturamento será feito e o “contas a pagar” receberá um valor a ser cobrado. Tudo isso com os controles fiscais e contábeis sendo feitos. 

3 – Executar o gerenciamento de todos os processos como compras, manutenção e engenharia, em um único sistema, é a maneira mais eficiente de ter uma visão 360º. do custo do ciclo de vida dos ativos. Essas funções devem, preferencialmente, estar alocadas no software de gestão de ativos, mas integradas a outros dados financeiros. 

4– Toda integração traz desafios, mas vale lembrar que a capacidade de ter visibilidade dos custos de cada ativo permitirá tomar decisões de negócios mais assertivas, com base em dados confiáveis que, no longo prazo, irão gerar redução de custos. 

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