Navegue
Demanda por visibilidade em tempo real deve impulsionar digitalização no setor de transporte_
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin

Demanda por visibilidade em tempo real deve impulsionar digitalização no setor de transporte

Os dados da cadeia de suprimentos já permaneceram em silos de informações por muito tempo. Quando os dados não são compartilhados, a cadeia de suprimentos e o setor de transporte não podem acessar informações críticas de negócios e somam ineficiências, já que os processos não são otimizados.

Inovadoras tecnologias da Indústria 4.0 que interagem, se comunicam e geram dados vitais sobre o setor de transporte agora estão sendo adotadas e serão fundamentais para a criação da cadeia de suprimentos inteligente e com visibilidade em tempo real. Vamos conferir algumas dessas inovações:

  • Evolução da cadeia de suprimentos inteligente

A evolução da cadeia de suprimentos inteligente e a digitalização do setor de transporte ganhou força há cerca de 3 anos, quando os clientes de frete começaram a exigir visibilidade em tempo real para seus pedidos e remessas. Naquela época, as empresas não conseguiam entender por que não conseguiam rastrear cargas valiosas de caminhões e obter informações de trânsito mais precisas e confiáveis ​​para suas remessas. Mas o setor avançou e inovadoras plataformas de gestão logística, como a OKTO, oferecem ferramentas inteligentes para visibilidade dos dados em tempo real das cargas e suas condições desde o momento em que são coletadas até a entrega.

  • Todos os tipos de dados

O setor de transporte cada vez mais exigirá dados inteligentes e acionáveis. Seu foco não será apenas a obtenção de dados de posição dos caminhões e temperatura, mas outros tipos de dados, como pressão dos pneus, peso do sensor da porta e similares, e se estenderá também à análise e manutenção preditiva. Combinar e analisar dados telemáticos de todas as formas levará a novos modelos de negócios e novos serviços. A automação do processo de integração de novas transportadoras nos sistemas de dados permite que o transporte entre na era inteligente de visibilidade de dados em tempo real.

  • Redes crescentes de parcerias e construção de ecossistemas

Cada vez mais a digitalização do setor de transporte irá proporcionar a visibilidade em tempo real e maior colaboração entre todos os modais. Com dados acionáveis, as empresas de transporte podem firmar parcerias e ter interoperabilidade contínua. As plataformas de visibilidade de dados começarão a compartilhar dados sobre ecossistemas descentralizados usando a tecnologia blockchain. Isso permitirá a coleta e o compartilhamento de dados de acordo com regulamentos como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), da maneira legal correta. Os dados nesses ecossistemas serão disponibilizados para as partes interessadas acordadas (autoridades, remetentes, transportadoras, por exemplo) com base no conhecimento das regras, formato e termos acordados.

  • Desenvolvimento de novos modelos de negócios

Novas plataformas digitais ajudarão a remover as ineficiências do setor de transporte, resolvendo problemas associados à subutilização de ativos, gerando melhor correspondência entre demanda e suprimento e aumentando a visibilidade e a conectividade entre os sistemas. O uso plataformas únicas e integradas, que melhoram a clareza operacional e a conectividade entre sistemas previamente isolados, permite que as partes interessadas se conectem em toda a cadeia de suprimentos.

  • Digitalização de operações

A análise avançada é aplicada para otimizar as operações de precificação, roteamento e consolidação da remessa de carga parcial. Quanto à experiência do cliente, o front-end digital oferece aos clientes uma experiência livre de problemas e melhora a visibilidade operacional interna, automatizando processos anteriormente manuais. A automação dos principais processos internos de negócios certamente simplificará as operações de logística que demandam muito trabalho.

A era da logística e do transporte preditivo

A logística inteligente está começando a moldar uma concepção mais avançada do fluxo de valor logístico, com as plataformas de entrega preditiva sendo integradas aos sistemas de gerenciamento de tráfego. Ela marca o início da era da logística e do transporte preditivo, em que o gerenciamento da cadeia de suprimentos e a tecnologia inteligente preveem antecipadamente atrasos nas remessas em trânsito, permitindo que máquinas autônomas ajustem processos de cronograma de produção e de envio para atender às mudanças nos cronogramas de entrega.

À medida que as remessas preditivas se acelerarem, a cadeia de valor global se tornará mais complexa, contando com algoritmos preditivos avançados e a integração de elementos mais conectados. O setor de transporte se tornará mais inteligente e enxuto, oferecendo um ambiente mais adaptável e ágil.

A era da logística preditiva permitirá que mais dados circulem mais rapidamente pelas redes. Para impulsionar esse nova cenário, será indispensável contar com veículos autônomos, Internet das Coisas (IoT) em larga escala, conexões inteligentes e drones. Outras aplicações específicas da logística, como gerenciamento de frota e manutenção preditiva, serão beneficiadas e impulsionarão maior eficiência na cadeia de suprimentos com maior monitoramento de infraestrutura, automação de processos, medição inteligente e gerenciamento de frota em tempo real.

Grandes transportadoras serão as primeiras a se beneficiar da digitalização e das tecnologias preditivas de logística, permitindo rastrear ativos em tempo real, tomar decisões informadas por meio de fluxos de dados detalhados e se envolver melhor com os clientes. Enfim, é a hora de um setor de transporte mais inteligente.

Receba nossos conteúdos

Preencha seu email e receba nossos conteúdos sobre Logística

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia