Navegue
Conheça os benefícios de contar com soluções para gestão de processos globais no setor minerador
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin

Conheça os benefícios de contar com soluções para gestão de processos globais no setor minerador

Os desafios logísticos das empresas de mineração são únicos e complexos. Apesar disso, os investimentos em pessoas, processos e sistemas de logística costumam ficar atrás do núcleo de investimentos em pesquisa, extração e processamento de minerais. Os custos de logística, como um todo, dentro das operações do setor minerador, são uma grande parte dos custos operacionais totais e as empresas podem descobrir literalmente milhões de dólares em lucros ocultos, reexaminando como lidam com os desafios da logística.

Na verdade, a gestão de processos de transporte e logística da mineração pode ser um dos maiores custos de uma operação. Soluções para gestão de processos globais de gerenciamento de ativos e logística ajudam a melhorar o uso dos recursos de manutenção e transporte por meio da integração de dados operacionais ao longo de toda a cadeia, oferecendo visibilidade e novas possibilidades de automação e ganho de confiabilidade. Isso proporciona ao setor sistemas mais enxutos e simplificados, com menos custos indiretos e, portanto, pode significar melhores margens de lucro.

Otimizando a gestão de processos

O setor minerador enfrenta uma grande pressão para atender à crescente demanda por qualidade e entrega pontual de produtos. A solução para isso está na otimização do gerenciamento completo da cadeia de suprimentos, integrando e automatizando as operações, logística e funções de marketing de empresas de mineração. No entanto, entender a cadeia de suprimentos na sua totalidade é a maior necessidade no setor de mineração, especialmente nos países em desenvolvimento.

No contexto da mineração, a cadeia de suprimentos se estende da seleção do local da mina à venda ao usuário final. Com soluções para gestão de processos globais é possível automatizar o processo de planejamento, implementação e monitoramento das operações diárias, a partir da aquisição de matérias-primas, gerenciamento e disponibilidade para produção e, finalmente, a distribuição de produtos acabados. O objetivo de otimizar os processos é proporcionar o mais alto nível de satisfação ao cliente, por meio de produtos de qualidade e gerenciamento de tempo, além de reduzir custos e aumentar a produtividade e segurança.

Desafios globais

O objetivo principal do setor minerador, claro, é encontrar, extrair, processar e vender minerais e seus derivados. Mas, sem contar com soluções para gestão de processos globais, especialmente na área de logística, podem ocorrer os seguintes problemas, entre outros:

  • As decisões de frete são transferidas para os gerentes de localidade, eliminando a alavancagem de compra da organização mais ampla
  • Falta visibilidade e controle e menos confiança do cliente na sua cadeia de suprimentos
  • A dependência de transportadores pode resultar em serviço inconsistente, agendas imprevisíveis e um acúmulo de inventário

E quais são os maiores desafios da logística no setor minerador?

  • Desafio 1: Gerenciando a logística em locais remotos

Geralmente localizadas em áreas remotas, de difícil acesso, o acesso às minas, por si só, já é um desafio. Por outro lado, não é incomum que que a sede da transportadora esteja a quilômetros da mina, a menos que esse serviço seja próprio.

Essa falta de capacidade da transportadora estar próxima cria problemas como:

Capacidade insuficiente. Se você não conseguir encontrar transportadoras para mover o frete em sua programação, pode resultar em atrasos que aumentam o tempo do ciclo e os custos de manutenção de estoque.

Maiores custos de frete. Uma base limitada de transportadoras cria uma dependência maior de corretores de frete e as respectivas marcações. A distância da transportadora também pode fazer o seu frete mais caro. Digamos que um caminhoneiro percorra 150 milhas para fazer uma entrega no seu local remoto. Você pagará não apenas pela movimentação de ida, mas também pelo custo do caminhão vazio na sua viagem de volta.

Serviço inconsistente. A confiança dos corretores também afeta os níveis de serviço, uma vez que os corretores se concentram em capacidade de mercado à vista para movimentos individuais, não na criação de uma solução de longo prazo para serviço de frete. Essa falta de confiabilidade dificulta o planejamento – carregamento, descarregamento, movimentos subsequentes de frete, processamento – criando ineficiência no suprimento da cadeia.

  • Desafio 2: Gerenciamento de frete complexo e multimodal

Desde a extração até a entrega, as empresas de mineração utilizam diversos modais de transporte, com requisitos e conhecimentos especializados. Coordenar e sincronizar esses movimentos é difícil e requer conhecimento em todos os modais. É difícil obter esse conhecimento, principalmente se o gerenciamento de logística não contar com soluções para gestão de processos globais.

  • Desafio 3: Desorganização de processos

Coleta de documentos, revisões detalhadas de contratos, frete complexo, processos de resolução de reclamações. Sem equipe focada no gerenciamento de frete, é fácil perder detalhes que podem levar a resultados financeiramente devastadores. Políticas de seguro, por exemplo, com muitos documentos legais, podem ser bem confusas.

Esses desafios parecem intransponíveis? Saiba como a plataforma OKTO atende empresas do setor minerador com uma solução dinâmica, capaz de operar em nível global, gerindo seus ativos e a logística de maneira eficiente e confiável, reduzindo os ciclos dos processos, fornecendo rastreabilidade e agregando valor às operações.

Receba nossos conteúdos

Preencha seu email e receba nossos conteúdos sobre Logística

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia