Por Jefferson Castro, gerente de produto da Atech

A sua empresa tem um produto excepcional, com grande demanda no mercado, mas não consegue entregar ao cliente? Ou transportar o produto da fábrica até o cliente faz com que o seu preço esteja muito acima do que o mercado está disposto a pagar? Está na hora de rever a sua estratégia logística, cujo custo é um dos principais itens da composição de preço e afeta a competitividade das empresas.

Líderes de negócios devem estar atentos a tecnologias como Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), Big Data, Inteligência Artificial, robotização de processos, entre outras, que oferecem a capacidade de agilizar e reduzir os custos logísticos, entregando uma melhor experiência aos clientes.

A Logística 4.0 está baseada nas seguintes premissas:

  • Conectividade e integração entre equipamentos, pessoas, processos e empresas
  • Entrega e análise de informações em tempo real
  • Inteligência nos Centros de Distribuição e armazéns, com tecnologias de robotização
  • Visão geral da cadeia de suprimentos
  • Foco na otimização

O que o futuro (bem próximo) nos reserva

O conceito de Logística 4.0 não é mais uma tendência, e sim o modelo que gera diferencial competitivo capaz de manter a empresa no mercado. E quais são as principais tecnologias que vão transformar esse modelo em realidade?

1 – A digitalização da logística

O uso de softwares de gestão e governança oferece ao setor visibilidade em toda a cadeia, analisando dados e aumentando a capacidade de entrega. Diversas empresas já usam soluções de IoT para coletar dados de seus processos logísticos, mas nem sempre contam com ferramentas de Analytics capazes de integrar essas informações a as transformar em inteligência, reduzindo custos, melhorando a eficiência e flexibilizando trajetos.

2 – Robotização nos Centros de Distribuição

Cada vez mais os Centros de Distribuição contam com sistemas automatizados nas áreas de armazenamento, abastecimento e descarga de produtos, atividades chave para otimizar as operações e aumentar a produtividade.

3 – Inteligência Artificial

Em um cenário em que a maioria dos processos será automatizado, a tendência em logística é que a Inteligência Artificial contribua dando suporte à tomada de decisão, aproveitando o grande volume de informação gerada em toda a cadeia, garantindo maior visibilidade e, consequentemente, mais resiliência. Diante de um problema, uma operação sincronizada e automatizada permitirá que o processo logístico volte à normalidade o mais rápido possível. O modelo operacional passará de reativo para proativo e preditivo, e os gestores terão uma base sólida para lidar com situações específicas, tais como mudanças no cronograma e no planejamento de materiais, em resposta a novos pedidos de clientes.

4 – Impressão 3D

Uma tecnologia que promete revolucionar em médio prazo a logística é a impressão 3D, já que, por exemplo, peças de reposição ou mesmo produtos poderiam ser “impressos” no CD mais próximo do cliente, reduzindo estoques, tempo de entrega e custos.

5 – Veículos autônomos

Talvez ainda demore um pouco para que os veículos autônomos tomem conta das ruas e estradas, mas essa é uma das tendências em logística que certamente se tornará realidade. Grandes montadoras já estão realizando testes com caminhões autônomos – os smart trucks. Uma grande montadora já tem caminhões autônomos para uso em fazendas em fase de testes de aplicação real no interior do Estado de São Paulo, cenário que oferece menor perigo de acidentes, já que não existe muito tráfego de carros ou de pedestres. O modelo é capaz de trabalhar no corte de cana por 24 horas, sem intervalo e sem atuação direta do condutor, com um sistema que inclui piloto automático, GPS e geolocalização. A meta é levar esses caminhões para rodovias, mas esse processo ainda requer muitos testes e mudanças nas leis.

6 – Blockchain e contratos inteligentes

Soluções baseadas em blockchain poderão eliminar a emissão de documentos impressos de expedição, que podem chegar a mais de 20 para que ocorra a transferência dos bens do exportador para o importador, compartilhando as informações, registrando e autenticando todas as etapas da cadeia logística. Para os gestores, a adoção do blockchain oferece a capacidade de reduzir custos e aumentar a velocidade, transparência e rastreabilidade dos processos logísticos.

7 – Realidade aumentada

A tecnologia de realidade aumentada poderá ter várias aplicações no setor logístico, como na atividade de picking. Com os óculos de realidade aumentada, o operador poderá reconhecer objetos, fazer a leitura a código de barras e até mesmo otimizar a rota dentro do armazém, com navegação indoor.

O investimento em tecnologia é fundamental para que as empresas possam aumentar a eficiência das suas operações logísticas, reduzindo seus custos e dando mais qualidade aos processos. E isso hoje é imprescindível para manter a competitividade, especialmente no Brasil, em que a logística tem um impacto significativo nos resultados de negócio e um custo elevado.

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