Navegue
gestão de ativos
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin

Conheça a importância da usabilidade para a gestão de ativos

Um ativo pode ser todo objeto físico sob o controle de uma empresa, o qual é parte primordial no processo produtivo e o processo de gerenciamento deve contemplar todo o ciclo de vida: da aquisição ao descarte de um ativo. Este processo envolve a utilização de dados para maximizar retorno sobre investimento (ROI), minimizar riscos e agregar valor ao negócio. Ao evitar compras desnecessárias de ativos e fazer o melhor uso dos recursos atuais, um gestor reduz custos, elimina desperdícios e aumenta a eficiência e pode ser iniciado com a usabilidade eficaz das ferramentas para a gestão de ativos.

A aplicação da gestão de ativos na indústria é baseada em cálculos de simulação do desempenho técnico e econômico em diversas problemáticas e cenários operacionais. A gestão conta com o apoio de softwares que permitem a tomada de decisões técnicas coerentes com os objetivos e decisões econômicas que preservam o desempenho do equipamento, garantindo maior rentabilidade e disponibilidade do equipamento ao longo de todo o ciclo de vida.

Para alcançar os melhores resultados com estas ferramentas é necessário contar com uma boa usabilidade que habilite o usuário a realizar suas tarefas mais rapidamente, com menos erros, com aprendizado menor, com qualidade resultante e satisfação maiores.

No caso de gestão de ativos, uma má usabilidade pode afetar a efetividade do processo e gerar prejuízos financeiros, falhas de execução e outros problemas que podem envolver vidas e a reputação da organização. Por exemplo: um gestor de uma grande empresa precisa registrar adequadamente as manutenções e paradas dos equipamentos, durante este processo, uma informação importante não foi destacada, o usuário não foi informado da falta de preenchimento e acabou deixando o campo em branco.  O fato de a informação não ter sido preenchida ocasionou a ausência de um dado relevante e fez com que os custos de uso, operação e manutenção dos equipamentos tenham sido distorcidos e a de análise crítica de uso prejudicada.

Apenas um “detalhe” pode afetar totalmente o processo de gestão de ativos. A usabilidade tem grande impacto em um software, pois contribui para escolhas que podem ajudar o usuário a ser mais produtivo e efetivo e más escolhas podem prejudicar a utilização do sistema e/ou a execução do processo.

Receba nossos conteúdos

Preencha seu email e receba nossos conteúdos sobre Gestão de Ativos

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia