Navegue
gestão de ativos
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin

Conheça 5 benefícios de uma plataforma para gestão de ativos no setor minerador

O setor minerador sempre lidou com condições adversas, mas os players têm as inovações no radar, e estão se reposicionando para o futuro. A adoção acelerada de tecnologias digitais, inteligência artificial e soluções de análise está transformando o setor minerador. Após vários anos de provas de conceito, no entanto, as empresas de mineração estão começando a reconhecer que a mina inteligente não é apenas uma peça de tecnologia. Para impulsionar mudanças reais e perceber o valor prometido por inúmeros casos de uso, os mineradores provavelmente também estão transformando a maneira como otimizam seus modelos operacionais, tomam decisões, atraem e treinam talentos, se envolvem com seus stakeholders e otimizam os recursos, o que só é possível quando se tem todas as informações contextualizadas dentro de uma plataforma única de gestão de ativos.

No setor minerador, a necessidade de monitorar a condição dos ativos em tempo real e predizer falhas com semanas ou meses de antecedência tem impulsionado a adoção de tecnologias avançadas de automatização e análise de dados, mas o caminho de implementação dessas soluções nem sempre é claro. Para tirar real proveito dessa evolução, aumentando a velocidade, a eficiência e o controle das operações, é preciso unir a eficiência operacional do mundo 4.0 à combinação certa de tecnologias, criando um ciclo contínuo de melhoria e desenvolvimento de ponta a ponta.

Por meio de produtos e serviços altamente personalizados e integrados aos mais diversos sistemas de controle, sempre adequados às demandas de acordo com seu estágio rumo à máxima eficiência e maturidade digital, é possível promover e impulsionar a transformação no setor minerador.

Inovações recentes nas soluções de gestão de ativos incluem plataformas seguras baseadas na nuvem, acessibilidade de dispositivos móveis e funcionalidade sem papel que aumentam ainda mais a facilidade de uso e a funcionalidade, gerando maior produtividade e lucratividade.

Conheça abaixo 5 benefícios de contar com uma plataforma única de gestão de ativos:

  • 1- Tomada rápida de decisão

Com relatórios automatizados baseados nas necessidades de uma empresa, a plataforma de gestão de ativos e de gerenciamento de manutenção utiliza indicadores-chave de desempenho (KPIs), que são métricas de negócios usadas para avaliar fatores cruciais para o sucesso de uma organização. Isso inclui a conformidade com manutenção preventiva (MP) avaliada pela medição do desempenho estimado versus real, tempo médio entre falhas (MTBF) e tempo médio de reparo (MTTR), por exemplo.

Além disso, o sistema pode rastrear os custos de reparo de todos os equipamentos e ativos. Os relatórios podem fornecer relatórios de reparos com base no custo por peças, horas de serviço e o tempo que um equipamento ficou fora de serviço. Essas informações ajudam os gerentes a tomar decisões importantes sobre alocações de recursos, substituição e atualização de equipamentos, conforme necessário.

2 – Manter uma programação de manutenção

No setor minerador, máquinas são peças fundamentais na produção e a sua manutenção é fundamental para a continuidade dos negócios. No sistema de manutenção em papel, esse trabalho em geral era demorado e ineficiente. Com automação, é possível criar planos de manutenção prescritiva e preditivas, atribuir tarefas e o aplicativo envia uma notificação imediatamente após a criação do trabalho. Além disso, a equipe de manutenção receberá notificações de lembretes para que eles nunca percam a manutenção programada.

Hoje, o setor minerador é altamente sofisticado, com muitos equipamentos diferentes, além de contar com diversos operadores. Por esse motivo, tempos de resposta rápidos e precisos são essenciais quando as ordens de serviço são enviadas. Sistemas de gestão de ativos são, portanto, um recurso importante que ajuda a indústria de mineração. Como todos os ativos e equipamentos são inventariados no banco de dados do sistema, ordens de serviço automatizadas que identificam o local e a parte específica e / ou equipamento que precisam de reparo ou substituição podem ser geradas com apenas alguns cliques do mouse (ou em um botão). As ordens de serviço são imediatamente transmitidas à fonte identificada (ou seja, departamento de manutenção e / ou peças, fornecedor etc.). O sistema também pode acompanhar o andamento de um reparo, garantindo assim que a ordem de serviço esteja sendo concluída como deveria.

3 – Redução do tempo de inatividade do equipamento

Com informações atualizadas o tempo todo, é possível acompanhar os dados de funcionamento da máquina e tomar as medidas adequadas com base nos detalhes, modelos de uso e condições do equipamento, informações sobre fornecedores ou vendedores, níveis de eficiência, capacidade, detalhes da garantia, manuais de operação, notas, imagens e documentos.

4 – Maior ciclo de vida

Com um sistema de gestão de ativos, o equipamento pode ter um ótimo desempenho, pois pequenos reparos podem ser feitos durante o seu ciclo de vida. Ao manter o equipamento regularmente, evita-se o desgaste desnecessário que pode levar à quebra ou falha do equipamento. Dessa forma, o sistema de manutenção pode ajudar as empresas a estender a vida útil de seus equipamentos.

5 – Maior conformidade

O setor minerador é altamente regulamentado por padrões de segurança, considerando os riscos de perigos associados às suas operações. O sistema de gestão de ativos adiciona todas as informações sobre padrões, códigos e procedimentos de segurança ao seu banco de dados. Também notifica os gerentes quando as inspeções devem ser realizadas. Ao incluir esses dados, os gerentes podem se sentir confiantes de que todos os equipamentos serão mantidos e atenderão aos padrões do setor.

Receba nossos conteúdos

Preencha seu email e receba nossos conteúdos sobre Gestão de Ativos

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia