Hoje, a capacidade de gerenciar e operar o monitoramento de frota é uma capacidade básica para manter a rentabilidade do negócio e cada vez mais é essencial para acompanhar o futuro da mobilidade. Como gerente de frota, manter a eficiência é fundamental. Infelizmente, a maioria dos gerentes de frota se vê imersa em tarefas administrativas que consomem muito tempo e acrescentam pouco aos resultados da empresa.

Por isso, uma das características ideais que uma pessoa, responsável pelo gerenciamento de uma frota, deve ter, é a capacidade de realizar várias tarefas. Os gerentes de frota precisam não apenas ser experientes, mas também excelentes comunicadores, orientados a resultados e com habilidade para gerenciar equipes. Será que você conta com um gerente de frota com todas essas capacidades? E tem oferecido recursos para que ele possa desenvolver as suas tarefas com mais eficiência?

O mais importante no monitoramento de frota

Como você dedica mais tempo às atividades principais de monitoramento de frota? Automatizando processos. Os sistemas baseados em papel adicionam uma camada adicional de tarefas administrativas às suas tarefas, o que inevitavelmente diminui o tempo de processamento. Pense na última vez em que você teve que procurar em pilhas de papel ou inúmeros arquivos para encontrar uma cotação específica?

Ao adotar um fluxo de trabalho mais digitalizado, as tarefas administrativas exigirão menos tempo e reduzirão o risco de erro humano e falta de comunicação. Por exemplo, você pode automatizar a comunicação com sua força de trabalho e outras tarefas rotineiras, como enviar tarefas para seus motoristas de frota, faturar seus clientes, encaminhar e agendar suas entregas, gerenciar suas despesas operacionais, criar lembretes de serviço e manutenção e realizar verificações de veículos e, assim, focar no que é mais importante no monitoramento de frota:

1 – Gerenciar o combustível de maneira eficaz

Um componente importante das responsabilidades de um gerente de frota é o gerenciamento de combustível e a identificação de maneiras de economizar em custos e consumo de combustível. Mas você só pode alterar o que rastreia. Identifique tendências de consumo de combustível para reduzir o uso em toda a sua frota. Para fazer isso, você precisa consistentemente:

  • Controlar o consumo de combustível
  • Verificar casos de uso excessivo de combustível
  • Monitorar o comportamento do motorista e como isso afeta o consumo de combustível
  • Implementar a digitalização para coletar dados que ajudem a reduzir o uso de combustível

2 – Reduzir os custos de roteamento de veículos da frota

Adotar a digitalização significa que você pode se comunicar melhor e com mais frequência com seus motoristas e com toda a equipe. Sua frota também é mais visível, oferecendo mais controle sobre seus veículos. Melhor comunicação significa roteamento mais eficiente, aderindo às programações, adaptando-se às mudanças da programação e realizando mais trabalhos em uma fração do tempo que levaria nos processos manuais.

3 – Entregar um melhor serviço

A entrega consistente de um serviço sólido e de qualidade ao cliente é crucial para o sucesso dos negócios. Ficar aquém das expectativas do cliente representa um risco definitivo para o sucesso a longo prazo. Oferecer prazos mais precisos, melhor comunicação e transparência são apenas alguns dos benefícios que seus clientes terão quando você começar a automatizar o seu monitoramento de frota com um sistema de gestão de logística.

E, finalmente, o que você deve perguntar para avaliar um sistema de monitoramento de frota?

1. Esta solução atende às minhas necessidades de negócios atuais e futuras?

Os gerentes de frota precisam procurar uma solução que atenda às necessidades de seus negócios, mas também seja escalável. À medida que sua empresa cresce, você precisa de uma solução que acomode esse crescimento e permita que você seja à prova do futuro.

2. Esse sistema aumentará a eficiência da minha frota?

Uma solução de monitoramento de frota deve se pagar em um período bastante curto. O sistema deve poder fornecer a um gerente ou operador de frota todas as informações necessárias para monitorar a frota da forma mais eficiente possível.

3.Esta solução irá otimizar ou complicar as operações atuais?

A capacidade de um sistema de monitoramento de frota se integrar aos sistemas existentes é importante; como operador, você não deseja adicionar mais processos aos negócios. Mais gerentes de frota estão buscando soluções que se encaixem nos processos de negócios existentes com pouca ou nenhuma interrupção.

4.Como essa solução de monitoramento de frota aumentará nosso ROI?

O ROI (Return on Investment) também está se tornando cada vez mais importante, com os operadores de frota buscando ativamente uma solução que se pagará por si mesma. Existem muitos fatores que contribuem para o ROI, como menos tempo no trânsito, mais entregas em um dia ou menos gasto com combustível. Talvez você queira economizar horas extras ou custos de manutenção ou criar eficiência de processo enquanto economiza recursos.

Gerenciar uma frota significa que você lida com uma série de tarefas constantemente – dos aspectos mais triviais aos essenciais – que podem consumir rapidamente as horas do seu dia. A digitalização desses trabalhos de monitoramento de frota não apenas reduz o tempo gasto no gerenciamento dessas tarefas diariamente, mas também libera os gerentes de frota para se concentrarem na entrega de um melhor serviço aos clientes.