Navegue
Compliance não é um modismo
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin

Compliance não é um modismo

Compliance não é um modismo. Mais do que um programa aplicado em empresas para garantir sua sobrevivência nos mercados, é uma atitude individual que, quando compartilhada por todos os membros de uma cadeia produtiva, leva a um maior nível da integridade corporativa e social.

Na recente história, encontramos inúmeros conglomerados e empresas de diferentes setores que não tiveram o nível de governança necessária para evitar operações ilícitas. O assunto, apesar de ser foco de preocupação mundial desde a década de 70, com as investigações relativas ao caso Watergate, vem ganhando força nesta última década.

Historicamente, o debate global sobre a importância do combate a atos ilícitos em transações empresariais foi o fator gerador de importantes travas, tais como o conhecido FCPA (Foreign Corrupt Practices Act), promulgado pelo governo norte americano, com o objetivo de coibir subornos transacionais por parte de empresas do país. Em 1997 a comunidade internacional conjugou esforços, universalizando instrumentos de combate à corrupção, através da Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais, realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Em 2008, o rigor na aplicação das regras cresceu para os países do G-20. Em 2010, foi promulgado na Inglaterra o UK Bribery, um ponto de suma importância para a aprovação e execução de regulamentos por outros países.

Estatística do Banco Mundial estima um desperdício de 25% a 30% do PIB (Produto Interno Bruto) nos países onde existe um elevado índice de corrupção, número que, quando comparado aos 3% relativos aos países que possuem rigor no combate e prevenção de ilícitos, mostra o quanto a sociedade perde com o tema corrupção.

Neste sentido, a busca da prática do Compliance tem sido reforçada por muitas empresas. Na Atech, este tema tem sido foco de atenção desde 2012, com vistas a garantir o mais alto nível de integridade corporativa em todas as suas atividades. Iniciou-se quando a empresa publicou a primeira versão do Código de Ética e Conduta, cujas premissas visam apresentar a todos os públicos que se relacionam com a organização suas regras de conduta, sendo este código o alicerce de uma mentalidade guardiã da integridade, a principal referência para compartilhamento dos valores e regras.

Na sequência, diversas políticas foram implementadas e outras revisitadas, visando reduzir quaisquer tipos de zonas cinzentas e prevenindo a potencial conduta ilegal, antiética e imprópria, incluindo fornecedores, clientes e parceiros de negócios, sendo a principal delas a Política Anticorrupção.

Em 2016, implantamos um canal de denúncias que permite a investigação de questões éticas e de comportamento relacionadas a possíveis violações do Código de Ética e Conduta, da Política Anticorrupção e de demais políticas internas da Atech, leis e regulamentos. Gerenciado por uma empresa terceirizada e independente, o canal possibilita que os riscos potenciais encaminhados sejam tratados de forma consistente, garantindo o anonimato do denunciante e  uma detecção mais acurada de desvios de conduta.

Desde então, o tema “Compliance e ética” tem sido foco da organização, com acompanhamentos sistemáticos de práticas e constantes treinamentos internos.

Ao adequar o comportamento ético e sustentável, a Atech não apenas protege sua imagem, mas também garante acesso aos mercados e, principalmente, a sustentabilidade do negócio.

Nestes anos de implementação de uma mentalidade de Compliance e Ética, entendemos que a comunicação constante e canais abertos são as grandes ferramentas de conhecimento em relação às regras. Quando se soma a este conhecimento a ATITUDE DO AGIR CORRETO SEMPRE, entendemos que a empresa mirou sua atuação na AÇÃO RETA E IDÔNEA, garantindo um futuro com integridade.

Receba nossos conteúdos

Preencha seu email e receba nossos conteúdos sobre Gestão de Ativos

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia