Navegue
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin

Como reduzir custos de energia em empresas de mineração

O setor de mineração enfrenta um grande desafio: enquanto o preço das commodities mantém a tendência de queda, os custos operacionais seguem em alta. Então, qual a melhor estratégia para reduzir os custos de energia em empresas de mineração?

Abraçar a transformação digital é a melhor estratégia para reduzir os custos de energia e melhorar a produtividade. Sensores, equipamentos, medidores e outros dispositivos permitem implantar uma cultura de melhoria contínua. E ao monitorar, ajustar e documentar esses processos é possível otimizar a operação.

Mas segundo análise do Fórum Econômico Mundial, o setor ainda está atrasado na adoção de novas tecnologias. Previsões do órgão indicam que o impacto da transformação digital para o setor de mineração poderia chegar a US$ 784 bilhões até 2025.

Em relação à energia, sistemas e soluções que usam dados e inteligência ajudam a rastrear possíveis instabilidades no fornecimento e também a manter o seu consumo dentro dos parâmetros considerados aceitáveis. As mineradoras devem considerar esses dados tão importantes quanto os metais extraídos do solo, e implantar a infraestrutura necessária para coletar, compartilhar, analisar e os transformar em informações que gerem valor para o negócio.

Passo a passo para reduzir os custos de energia no setor de mineração

Ao mesmo tempo em que o consumo de energia representa um problema significativo para o setor de mineração, sua resolução pode abrir uma série de oportunidades. O passo a passo a seguir pode ajudar as empresas de mineração nessa tarefa, resultando em grandes economias, além de revelar novas estratégias e tecnologias que podem reduzir ainda mais o uso de eletricidade e aumentar a eficiência operacional em todas as áreas da mina.

1 – Desenvolva um plano estratégico

Implantar um plano estratégico não só ajudará a alcançar resultados a longo prazo visando a redução dos custos de energia em empresas de mineração, mas também servirá de base para avaliar e ajustar as ações de forma consistente em relação aos objetivos

2 – Escolha uma estratégia de gerenciamento de energia

Uma estratégia passiva de gerenciamento de energia alavanca sistemas que são projetados para usar menos energia. Já uma estratégia de gerenciamento de energia ativa depende de implementar e monitorar controles de motor, de ventilação ou otimizar processos para obter melhores resultados

3 – Escolha um sistema de gerenciamento de energia

O sistema de gerenciamento de energia (Energy Management System – EMS) deve estar diretamente ligado aos sistemas de produção da mina e apresentar as seguintes funcionalidades:

  • Fornecer dados em tempo real sobre o consumo de energia
  • Prever o consumo de energia baseado em parâmetros
  • Identificar e quantificar o consumo que exceda os parâmetros normais
  • Identifica e analisar a causa do excesso de consumo
  • Analisar os elementos que geram o consumo de energia
  • Calcular indicadores de desempenho
  • Fornecer dados validados para justificar futuros investimentos de capital
  • Criar relatórios e modelos para prever o consumo de energia
  • Determinar metas de consumo de energia

4 – Invista em medidores inteligentes

Medidores inteligentes fornecem informações detalhadas sobre o consumo de energia entregando informações críticas como tensão, corrente, fase neutra e terra, potência, frequência, fator de potência, demanda e medição da corrente elétrica e do tempo de carga

5 – Use disjuntores inteligentes

Além da sua finalidade proteger a rede cortando as cargas, disjuntores inteligentes que tenham um protocolo de comunicação compartilhada – geralmente wi-fi – com o sistema de medição inteligente entregam informações sobre o gerenciamento da carga

6 – Monitore a confiabilidade do fornecimento

Sistemas de monitoramento da qualidade do fornecimento de energia entregam relatórios com as informações necessárias para validar a conformidade do fornecimento, melhorar a estabilidade do sistema e minimizar o tempo de inatividade não planejada

Mais eficiência, menor gasto de energia

Uma das grandes promessas da transformação digital é a possibilidade de ganhar mais eficiência operacional e, consequentemente, reduzir os custos da operação. E como a eletricidade representa cerca de 30% do custo operacional de uma mina, encontrar formas de reduzir os custos de energia, como o uso de inovadoras tecnologias que resultem em um aumento da precisão da perfuração, geram um grande impacto.

Recente estudo da consultoria Accenture apontou quais são as grandes apostas para os próximos 3 anos em tecnologias digitais para otimizar as operações e produtividade, gerando economia em todos os processos.

Para abraçar a transformação digital, conheça as soluções da Atech que atendem as crescentes necessidades da Internet das Coisas e da Indústria 4.0.

Receba nossos conteúdos

Preencha seu email e receba nossos conteúdos sobre Conexões Inteligentes

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia