Navegue
shutterstock_1359217343
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin

Células de melhoria contínua: entenda sua importância para a implantação de processos Lean

No modelo de produção industrial fordista – desenvolvido por Henry Ford em 1908, baseado na produção em massa e padronizada, em pequenas tarefas e com funcionários responsáveis por uma única etapa – os problemas eram resolvidos conforme iam ocorrendo e nada era feito para que os mesmos não voltassem a acontecer. Já as modernas linhas de produção adotam a filosofia Lean, baseada no Sistema Toyota de Produção, onde a meta é identificar a causa raiz do problema, com destaque para o trabalho em equipe, com grupos – células de melhoria contínua.

O modelo de manufatura Lean, ou manufatura enxuta, tem como base eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática, repensando a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas. É através do pleno engajamento das pessoas envolvidas com o trabalho que se consegue vislumbrar oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis.

Nesse contexto, a implantação de células de melhoria contínua, envolvendo pessoas qualificadas, motivadas e com iniciativa para identificar oportunidades e sustentar melhorias nos fluxos de produção, juntamente com incentivos da liderança e mudança cultural de todos os envolvidos, é que vai gerar um novo modelo de negócio e, principalmente, uma nova cultura organizacional.

A base das células de melhoria contínua

Em seu artigo “Competências essenciais para melhoria contínua da produção”, os engenheiros Melissa Mesquita e Dário Henrique Alliprandini, da Universidade Federal de São Carlos, destacam a importância da condução da gestão de melhoria contínua com base na gestão de competências, visando garantir o amadurecimento contínuo das atividades das células de melhoria contínua, com treinamento em técnicas e ferramentas, sempre levando em consideração comportamentos relacionados à cultura da empresa.

Toda a empresa precisa estar engajada nos processos Lean, e entender como uma célula de melhoria contínua atua como ponto de partida para atingir o conceito de manufatura enxuta. As células são formadas por pessoas de diferentes áreas da produção que têm o objetivo de estabelecer processos únicos e implantar boas práticas alinhadas à estratégia da organização, assim como monitorar os desvios de processos e identificar oportunidades de melhoria.

Essas células de melhoria contínua não têm um papel técnico/operacional, já que cada área tem vasto conhecimento sobre seus próprios processos. A ideia é que a célula atue de forma mais estratégica, identificando comportamentos que podem ser melhorados, gerando menos desperdício, redução de custos, mais produtividade e melhor qualidade do produto final ou serviço.

O importante é promover uma cultura organizacional onde as pessoas compartilhem o mesmo resultado, e as células podem reunir funcionários de áreas, unidades de negócio e mesmo localizações geográficas diferentes. O que importa é que elas se sintam parte e responsáveis pelo resultado do negócio, investindo nas seguintes habilidades básicas e comportamentos, estabelecendo fases de maturidade para melhoria contínua:

 

 

Habilidades básicas

 

 

Normas comportamentais

 

Ligar as atividades de melhoria contínua em todos os níveis de estratégia da empresa

 

 

Indivíduos e grupos usam metas e objetivos estratégicos da organização para focar e priorizar suas atividades de melhoria

 


Gerenciar estrategicamente o desenvolvimento do sistema de melhoria contínua nas estruturas da organização

 

Sistema de melhoria contínua é constantemente monitorado e desenvolvido

A avaliação progressiva assegura que a estrutura e a infraestrutura da organização, bem como o sistema de melhoria contínua, reforcem e apoiem um ao outro

 

Gerar envolvimento sustentado em inovação incremental 

Gerentes de todos os níveis mostram compromisso ativo e liderança em relação à melhoria contínua

Participação proativa em melhoria incremental

 

Trabalhar efetivamente por meio das divisões internas e externas 

Trabalho efetivo de indivíduos e grupos por todos os níveis das divisões interna e externas

 


Garantir que a aprendizagem ocorra e seja capturada e compartilhada em todos os níveis
 

Aprendizagem por intermédio de experiências próprias e de outros, tanto positivas quanto negativas

A organização articula e desdobra a aprendizagem de indivíduos e grupos

 

Articular, demonstrar e comunicar valores da melhoria contínua 

As pessoas “vivem” os valores da melhoria contínua

 

 

O processo de melhoria contínua

A melhoria contínua é um processo sem fim. É entender o estágio atual, estabelecer uma meta e fazer o que for preciso para atingir essa meta. E, quando a meta for atingida, é recomeçar e encontrar formas de aprimorar ainda mais os processos. Isso vale para todos os setores da economia: implantar o conceito de melhoria contínua é fundamental para manter a competitividade.

Para facilitar a implantação da filosofia de melhoria contínua, a empresa deve:

Padronizar a comunicação – isso é fundamental para implantar melhores práticas e lições aprendidas em todas as áreas, linhas de produção e unidades de negócio. Formalizar e padronizar documentos, procedimentos e instruções de trabalho coloca todos os funcionários na mesma página.

Criar uma nova cultura – em vez de encarar o modelo de melhoria contínua como um processo que deve ser reiniciado a cada novo projeto, a cultura de melhoria contínua deve fazer com que as pessoas compreendam que essa filosofia é mais do que uma estratégia – é a própria maneira de trabalhar.

Tornar as pessoas responsáveis – quando a filosofia de melhoria contínua permeia todos os níveis da organização, ela deixa de ser tarefa de uma só pessoa e passa a fazer parte do dia a dia de todos. Saber que a empresa nunca para de evoluir faz com que os funcionários percebam que eles podem ser parte ativa do processo de melhoria contínua.

 

Da melhoria contínua ao processo Lean

Especialistas indicam que a implantação de células de melhoria contínua é o primeiro estágio para a aplicação de processos Lean na linha de produção. Essa implantação deve contar com suporte e orientação sobre a estruturação das atividades das células e suas rotinas operacionais.

A transferência de conhecimento é realizada via workshops, módulos de treinamento (treinamento para líderes, agentes de melhoria contínua e KPOs – coordenadores), com imediata aplicação prática nas células de melhoria contínua.

Confira abaixo as características de uma célula de melhoria contínua:

 

 

Características do processo de células de melhoria contínua

 

QuesitoMelhoria contínua
EfeitoLongo prazo e de longa duração
PassosPassos pequenos
TempoContínuo e incremental
MudançaGradual e constante
EnvolvimentoTodos
AbordagemColetivismo, esforço de grupo e abordagem de sistemas
EstímulosKnow-how tradicional e estado da arte
RiscosDispersos, muitos projetos simultâneos
Requisitos práticosRequer pequeno investimento, mas grande esforço para a sua manutenção
Orientação de esforçosPessoas
Critérios de avaliaçãoProcesso e esforço por melhores resultados

 

Ao final, a meta é que a cada dia sejam identificados pequenos novos pontos de melhoria, que vão garantir a sustentabilidade do negócio e a satisfação dos clientes. Empresas que têm processos Lean em seu DNA sabem que é muito mais vantajoso implantar pequenas melhorias em vez de manter processos que não agregam valor ao negócio. Com processos Lean, a empresa gera maior valor agregado aos produtos e serviços que são entregues aos clientes, buscando custos mais baixos em relação às formas tradicionais de produção e na melhoria dos processos, tais como, diminuição do tempo de produção de um determinado produto ou na prestação de um serviço.

Receba nossos conteúdos

Preencha seu email e receba nossos conteúdos sobre Gestão de Ativos

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia