Navegue

Atech no Hackathon NASA SPACE APPS

Atech no Hackathon NASA SPACE APPS

As colaboradoras da Atech, Michelle Loeffler e Andréa do Santos, participaram do Hackathon NASA SPACE APPS, evento que reúne pessoas do mundo inteiro buscando soluções para desafios que, neste ano, trouxeram a edição especial COVID-19 CHALLENGE.

O evento foi realizado remotamente, com o auxílio das plataformas DISCORD para comunicação entre grupos mentores e facilitadores. A Nasa disponibiliza dados de imagem georreferenciados mostrando densidade populacional, concentração de pessoas, emissão de gases, aerossol, entre outras muitas informações. O processo foi baseado no método de Design Thinking, onde os participantes passaram pelas fases de ideação, prototipação e entrega. Foram duas entregas: uma para o prêmio internacional na plataforma da Nasa e outra para a premiação nacional.

Nossas colaboradoras trabalharam em grupos diferentes, nos seguintes desafios:

Fatores Humanos
Com objetivo de identificar padrões entre a densidade populacional e os casos de Covid-19, buscando fatores que podem ajudar a prever pontos críticos da propagação da doença. O resultado foi a arquitetura Big Data Blockchain com interfaces machine learning, que coleta dados da população em módulos nos diversos pontos de atendimento de saúde e concentra esses dados em um só lugar, compartilhando informações nesta mesma rede. O blockchain e a criptografia validam a confiabilidade e a identidade de cada paciente. Para conhecer mais sobre o desafio da nossa participante Michelle, clique aqui.

Alimentos para o pensamento
No qual foi feito um estudo de logística sobre o descarte de embalagens derivados do petróleo, identificando responsabilidades de cada órgão, mostrando impactos econômicos e ambientais, possíveis reeducação de consumo, produção sustentável e retorno de resultado para a sociedade. Visando Implementar pontos de coleta de embalagens de garrafas plásticas de polietileno e polipropileno e vidros brancos, a cidade teria lixeiras eletrônicas. A população, ao depositar uma garrafa na lixeira, contaria com um código contabilizador de pontos, possíveis de serem revertidos em compras de supermercados e passagens para transporte público. Para saber mais sobre o desafio da nossa participante Andréa clique aqui.

Nossas experts também compartilharam suas experiências pessoais ao participar do desafio. “Por conta do cenário que estamos vivendo, os desafios pediam pé no chão e alternativas possíveis e rápidas para ajudar no combate da Covid-19. A dinâmica do evento presencial para o online foi muito diferente. Ano passado, no desafio presencial, não tive cama, banho, mas a interação entre as pessoas era muito forte. Esse ano, tivemos o conforto de estar em casa, mas senti falta das pessoas e da troca de ideias”, conta Andrea.

Para Michelle, “foi um final de semana intenso e exaustivo, porém, de grande aprendizado. Particularmente, acredito que os Hackthons que a Nasa propõe buscam, na criatividade do mundo, ideias para a utilização de tantos dados importantes que ela oferece”.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia