Navegue

Atech, da Embraer, cria soluções de Conexões Inteligentes para Energia

Atech, da Embraer, cria soluções de Conexões Inteligentes para Energia

Soluções aperfeiçoam a análise de dados e ampliam a competitividade de mercado nas empresas de energia elétrica

São Paulo, dezembro de 2017 – A Atech, empresa do Grupo Embraer, inicia as operações da área de Conexões Inteligentes, com foco nas concessionárias de Energia, mais especificamente as distribuidoras. As duas principais soluções são as Redes Mesh e o Sistema de Automação de Medição.

“A Atech foi a responsável pela implementação do projeto SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), e usamos toda a experiência neste projeto para desenvolver as soluções para a rede elétrica brasileira, que é bastante complexa, além de extremamente capilarizada”, explica  Ricardo Hayashi, Chief of Product Owner da Atech para Conexões Inteligentes.

Pesquisas apontam as redes Mesh como uma das principais tendências na modernização da rede elétrica. No Brasil, a adoção da tecnologia ajuda na solução de um problema bastante conhecido das distribuidoras que operam no país, que inclui a dificuldade na medição correta, a automação da distribuição, e a identificação mais ágil de falhas na rede.

A solução da Atech permite gerenciamento e configuração remotos, diagnóstico em tempo real, apresentação de alarmes e eventos para uma rápida identificação de falhas na rede, monitoramento da saúde da estrutura da rede e autorrecuperação da rede em caso de perda de equipamento.

Sistema de Automação da Medição

A outra solução para o setor de Energia é o Sistema de Automação de Medição, que permite maior agilidade na análise e gerenciamento das informações geradas pelos sistemas de leitura remota de medição, registradas pelos medidores de energia elétrica. O serviço permite as concessionárias: monitorar o consumo e demanda de energia, melhorar a qualidade da energia fornecida, diminuir perdas, diagnosticar falhas e detectar potenciais fraudes, e visualizar a evolução do seu mercado consumidor. A ferramenta também oferece relatórios e indicadores de desempenho.

Outras funcionalidades incluem a Supervisão da Carga nas Subestações, Monitoramento de Clientes de Alta e Média Tensão, cujo módulo permite também aos clientes acompanhar consumo e demanda, realizar simulações de mudança de contrato e a inclusão de cargas e capacitores.

Com o módulo de Defeitos e Irregularidades é possível criar regras específicas para a detecção de fraudes, a partir da identificação de “degraus” no consumo, variações em torno de um valor esperado, análises de consistências, entre outros. A solução integra oito variáveis de análise no total: fasorial, consumo diário, consumo mensal, monitor de demanda geral e diária, variação em relação à média, consistências, e quedas de energia.

Sobre a Atech

Reconhecida como uma “System House” brasileira, a Atech sempre se pautou pela inovação com o objetivo de ajudar a transformar o país. Com uma expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio a tomada de decisão, a Atech trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, sistemas de comando e controle, sistemas de instrumentação e controle, sistemas embarcados, simuladores, gestão de ativos, segurança digital, conexões inteligentes e logística. Mais informações em www.atech.com.br

compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

mais notícias

informações para imprensa

Rossi Comunicação
Jornalista Responsável: Valéria Rossi
(MTB 028.207)

Contatos:
+55 (11) 7891-6286
+55 (11) 3262-0884
+55 (11) 9348-8562
+55 (11) 8936-9927

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia