Makron eFPL – JANUS: Simplicidade e consistência na validação de planos de voo

 Se antes os planos de voo eram preenchidos manualmente em formulários, ou por telefone, hoje tudo isso é feito via internet, garantindo agilidade no compartilhamento das informações e a disponibilização de dados em tempo real para todos os envolvidos no controle aéreo.

Com a ascensão dos dispositivos móveis, no entanto, a tendência é que essas soluções fiquem cada vez mais simples e seguras, reduzindo o tempo necessário para que pilotos e companhias aéreas obtenham respostas, assegurando ainda a conformidade com as regras vigentes.

A necessidade de inovar e aprimorar as soluções para o gerenciamento de tráfego aéreo levou a Atech a criar o Makron eFPL – JANUS, um aplicativo móvel que permite envio de planos de voo de maneira prática e segura.

Em uso no Brasil desde os primeiros meses de 2017, JANUS é um aplicativo compatível com iOS e Android que permite que, companhias aéreas e operadores de informações de serviços aeronáuticos enviem planos de voo com simplicidade, agilidade, consistência e segurança.

Com isso, órgãos de gerenciamento de tráfego aéreo evitam erros e incompatibilidades de informações que poderiam impactar os voos em qualquer momento, da decolagem à aterrissagem, reduzindo significativamente a necessidade de intervenção corretiva por parte dos operadores de planos de voo.

JANUS trata do envio qualificado de planos de voo e de sua validação integrada, por meio do cruzamento de dados de diversos órgãos envolvidos no gerenciamento de tráfego aéreo. No Brasil, todas as informações dos voos são processadas pelo SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos), também desenvolvido pela Atech e implantado no CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea) da FAB (Força Aérea Brasileira).

Eleve a gestão de planos de voo a um novo nível

JANUS reduz significativamente as intervenções manuais para correção, validação e envio de mensagens de plano de voo. Graças à sua total integração com os demais produtos Makron, da Atech, o aplicativo permite elevar o tratamento centralizado de planos de voo a um nível nunca antes visto, com melhor atendimento e controle de demandas de voos comerciais e militares.

  • Substitua seu modelo antigo baseado em telefone e fax
  • Dê mais agilidade e qualidade às operações de pilotos e operadores de serviços aeronáuticos
  • Integre o aplicativo JANUS aos sistemas legados de informação aeronáutica do seu ANSP por meio de uma interface dedicada

Faça download dos materiais disponíveis

Miniatura_Janus