A Atech se posiciona no mercado mundial como provedora de soluções completas na área de ATM, oferecendo produtos e serviços que atendem às necessidades específicas de cada país e ANSP

A Atech S/A foi oficialmente criada em dezembro de 2009, mas sua história começou muito antes disso. Um dos primeiros projetos nacionais que podem ser considerados a base do surgimento da Atech é o de nacionalização da tecnologia de tráfego aéreo do Brasil. Hoje o Brasil dispõe de uma solução completa e totalmente nacional nessa área, mas isso não era assim na década de 1980, quando o Brasil contava com tecnologia estrangeira para o controle e gestão do tráfego aéreo.

Devido às características territoriais, o país buscava, naquela época, uma solução eficiente e adaptada às necessidades locais e que sobretudo valorizasse o capital humano que aflorava com o desenvolvimento da ciência da computação naquele momento. Foi então que a Força Aérea Brasileira (FAB), especificamente o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), decidiu investir em uma solução própria, inovadora, audaciosa, o software X-4000, também chamado de Sistema de Tratamento e Visualização de Dados (STVD). O X-4000 começou a ser implantado no início da década de 1990.

O sistema marcou a história dos equipamentos de controle de tráfego aéreo no mundo, pois foi pioneiro no uso de monitores de alta resolução, de processamento gráfico de alto desempenho, estações de trabalho como processadores e arquitetura distribuída. Até hoje, a solução nacional ocupa uma posição de destaque no cenário mundial de controle de tráfego aéreo, com o Brasil entre o seleto grupo de nações desenvolvedoras de tecnologia de vanguarda nesse campo.

Mas, você pode estar se perguntando o que a Atech tem a ver com essa história. Ocorre que o legado da Atech vem de muito antes de 2009, pois foram justamente esses profissionais que, na década de 1980, estiveram responsáveis pelo desenvolvimento do sistema X-4000 em parceria com a FAB, foram instituidores da Atech em 1997, que depois se tornaria o que é hoje a Atech S/A.

Já como Atech S/A, essa equipe participou da evolução do sistema. Após anos de estudo junto aos usuários do sistema, para aderência aos mais recentes padrões internacionais, a Atech foi responsável pelo desenvolvimento do SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional), que vem substituindo, desde 2009, o X-4000 em todo o território nacional. O novo sistema gerou maior autonomia ao operador, assegurando maiores facilidades operacionais e recursos avançados para a tomada de decisões. Isso é possível porque a tecnologia do SAGITARIO foi desenvolvida com a participação dos profissionais que atuam na linha de frente do monitoramento aéreo, os controladores, e seguindo as melhores práticas e recomendações existentes no mercado internacional, como as adotadas nos sistemas especificados pela EUROCONTROL (Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea).

Entre os avanços presentes no SAGITARIO destacam-se: maior agilidade  nas ações rotineiras dos controladores, identificando e alertando sobre as situações de conflitos ou riscos; flexibilidade na configuração de parâmetros de software; redução da carga de trabalho do controlador e outras facilidades e inovações técnicas que permitem uma administração centralizada, incremento da confiabilidade e mecanismos de redundância, recursos para manutenção à distância, além de facilidades voltadas para reconfiguração, evolução do sistema, treinamento e homologação de novas versões. O sistema também foi configurado para receber os aplicativos necessários para evolução da navegação aérea. O SAGITARIO antecipou-se a uma tendência mundial de integração de sistemas de controle de tráfego aéreo, abrangendo inúmeras funcionalidades do CNS/ATM (Comunicação, Navegação e Vigilância em Gerenciamento de Tráfego Aéreo) e mostra-se, até hoje, como uma solução avançada na fusão de dados dos sensores de vigilância (radares, ADS-B e outros) e nos sistemas de tratamento de planos de voos.

E, pensando sempre em manter o sistema atual e na vanguarda, a Atech tornou-se uma das empresas mais qualificadas em todo o mundo no desenvolvimento de novas tecnologias de gerenciamento do tráfego aéreo. Além do SAGITARIO, a empresa desenvolveu uma solução avançada para gestão de fluxo do tráfego aéreo, o SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos), com o objetivo de maximizar a eficiência da navegação aérea. O SIGMA é um moderno sistema de ATFM (Air Traffic Flow Management), cuja função  principal é balancear a capacidade de atendimento dos aeroportos e do espaço aéreo com a demanda projetada de movimentos aéreos. Esse sistema foi um importante aliado da FAB (Força Aérea Brasileira) durante a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016, na manutenção da rotina viária, evitando atrasos nos voos.

A partir desses dois sistemas, a Atech desenvolveu uma família completa de soluções na área de CNS/ATM. A Família Makron, lançada em 2018, congrega todas as soluções já desenvolvidas ou em fase de implantação pela Atech na área de ATM. Atualmente, são nove produtos integrados, voltados para o gerenciamento e controle de tráfego aéreo, além de soluções para a capacitação dos controladores de voo e pilotos. Os produtos Makron são: ATC-SAGITARIO, para controle de tráfego aéreo; AFTM-Skyflow, para gerenciamento de fluxo do espaço aéreo; AMHS-Cygnus, para o intercâmbio de mensagens aeronáuticas; RAFIS-Cosmos, voltado para prestação de serviço de informações de voos em aeródromos remotos; OPMET-Aura, para gerenciamento do banco de dados de informações meteorológicas; IFPS-Leo, que é o sistema de tratamento inicial de planos de voos, que responde pela validação de consistência dos planos em conformidade com as regras da OACI (Organização de Aviação Civil Internacional), calculando os perfis 4D e distribuindo esses planos aos órgãos envolvidos;   eFPL-Janus, aplicativo para a submissão de  planos de voo por meio de celulares e dispositivos móveis; SWIM‑Aquila, plataforma de compartilhamento de informações correntes do espaço aéreo, dentro de padrões mundiais de interoperabilidade; e o PLATAO, plataforma de simulação de situação aérea, treinamento e capacitação de controladores de tráfego aéreo e pilotos.

Com essas soluções, a Atech reforça a capacidade brasileira em sistemas ATM, atendendo não apenas a realidade e a soberania nacionais, mas também se mantém alinhada com as principais diretrizes mundiais no setor, gerando segurança e pontualidade dos voos e melhor capacidade de gerenciamento de todo o sistema.

A Atech também se posiciona no mercado mundial como provedora de soluções completas na área de ATM, ressaltando a capacidade da empresa em oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades específicas de cada país e respectivas entidades locais prestadoras dos serviços de navegação aérea (ANSP). Hoje as soluções Atech já são exportadas, como é o caso do ATFM-Skyflow, versão comercial do SIGMA, que está em operação na Índia, e versões do SAGITARIO em operação em países da América Latina.

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